ORDEM DE SERVIÇO - N.02

 

OS VALENTES DE DAVI
Robert Woolley
 

“Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.
E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.
Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.”  
2 Samuel 23:8-12

 

Interessante para contar a crianças e jovens as histórias sobre pessoas com façanhas poderosas, dignas dos mais atuais filmes de ação. Mas, a importância deles, além dos feitos descritos, é que seus nomes, suas origens e famílias atravessaram os séculos sendo conhecidos até hoje e serão conhecidos por muitos anos ainda.

 

Edward de Bono é um dos primeiros psicopedagogos a estruturar a forma como pensamos e tomamos decisões e tornar o raciocínio lógico em uma habilidade que pode ser aprendida. A metodologia é conhecida como “ferramentas de pensar”. Uma delas, AGO (Aims, Goals, Objective = Alvos, Metas e Objetivos) é uma poderosa ferramenta para compreender dentre muitas coisas, seu propósito e o que você quer como legado, nesta vida e no porvir.

 

Em contraste com os valentes de Davi, atualmente vivemos em um mundo fugaz, onde o imediatismo, a vida sem raízes e sem valores sólidos, onde o rápido, a vivência de experiências e os momentos são a prioridade.

 

AGO, ou Alvos, Metas e Objetivos é uma ferramenta eficaz para visualizar e descobrir nosso propósito de vida em curto, médio e longo prazo.

 

OBJETIVO (LONGO PRAZO)

  • Eternidade – ser eterno, viver a eternidade
  • Trazer o máximo de pessoas consigo para eternidade
  • Deixar mundo mais justo por várias gerações

 

Objetivo de vida vai além do seu tempo de vida, está relacionado a você e a eternidade, normalmente todos nascem com esse propósito, mas ele é consequência de suas atitudes em curto e médio prazo.

 

É o conceito apresentado por Deus em diversos momentos:

Gênesis 22:18: “Por intermédio dos teus inúmeros descendentes serão abençoadas todas as nações da terra...”

 

Deuteronômio 6:20:  “e uso misericórdia até mil gerações daqueles que me amam...
 

 

METAS (MÉDIO PRAZO)

  • Legado – herança material / social para as gerações seguintes: nossos atos e atitudes ao longo da vida deixarão o que para as próximas gerações?

 

A 1ª vez que entendi na prática esse conceito foi na Rio Eco 1992, a 2ª conferência global para discutir o meio ambiente, quando literalmente o mundo acampou a 2km da minha casa. Pude ver e conhecer pessoas do mundo todo naquela ocasião e entender que todos têm a mesma essência humana independente da aparência e cultura e que somos cidadãos de um planeta e não de países.

 

O que mais se falava na ocasião era “como deixaremos e o que deixaremos para as gerações futuras?” e “como manter o planeta habitável para os próximos séculos?”

 

A Rio Eco 92 resultou no Protocolo de Kyoto de 1997, onde regras e leis foram assinadas por quase todos os países para reduzir a emissão de CO2 e desenvolver tecnologias e soluções para reduzir e reverter o “Efeito Estufa”.

 

Leis e regras colocam a sociedade local e global entre limites, mas na vida pessoal a melhor forma de desenvolver um legado real é desenvolver o Fruto do Espírito: “...o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei." Gálatas 5:19-23.

 

ALVO (CURTO PRAZO)

  • Comunicação e relacionamento com Deus
  • Atos e atitudes percebidas pelas pessoas ao redor

 

Alvos são objetos ou resultados a serem alcançados ou acertados a curta distância ou tempo, podem ser simples papeis com círculos em tamanho decrescente e o menor círculo no centro é o mais importante, ou alvos a serem atingidos em um ano de trabalho na empresa (alguns chamam de metas, mas no nosso contexto são alvos).

 

Alvos são blocos de construção de metas e objetivos... e são acrescentados dia-a-dia e, para tanto, devemos ter foco, coragem, resiliência e fé para seguir adiante.

 

Filipenses 3:14: “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

 

1ª Coríntios 9:24-25 : “Não sabeis que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o grande prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis! Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, e isso, para obter uma coroa que logo se desvanece; no entanto, nós nos dedicamos para ganhar uma coroa que dura eternamente.”

 


Os valentes de Davi ajudaram a expandir (e manter) o território de Israel que hoje conhecemos: um país de um povo que surgiu da promessa de Deus a um homem de quem sua descendência abençoaria todos as nações da Terra, que possamos ser como eles.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.