DIA 01 - É TEMPO DE ESPERANÇA

FIEL TESTEMUNHA DA ESPERANÇA
Publicado em 31/03/2020

FIEL TESTEMUNHA DA ESPERANÇA

 Wilson Avilla

 

Texto Bíblico

“Eu, Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta aos escolhidos...” (1Pedro 1.1 NVT)

 

Meditação
Como apreciador dos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial tenho especial predileção pelas cenas que retratam o fim do conflito. Não gostaria jamais de testemunhar os horrores das batalhas, mas posso imaginar a alegria das multidões nas ruas, janelas, prédios, em efusivas demonstrações de esperança em um novo tempo.

Assim vejo o apóstolo Pedro, alguém que presenciou todo o ministério terreno de Jesus Cristo, enfrentou as angústias e incertezas durante o julgamento, crucificação e morte do Mestre, para depois ser testemunha de Sua ressureição e ascensão. Um discípulo digno da denominação “fiel testemunha da esperança”. Mais do que isso, é impressionante pensar em sua trajetória, de simples pescador, homem despojado, impetuoso, a orador da Igreja Primitiva, e pilar do cristianismo.

Seu nome, como conhecido na Bíblia, que significa pedra ou seixo, foi dado pelo próprio Jesus, exclusivamente a ele, conhecendo o papel que lhe seria dado (João 1.42; Mateus 16.18), de apóstolo e representante de Cristo (Atos 14.4; Atos 14.14). Seu chamado e comissão para pregar o Evangelho com autoridade para realizar milagres, “lhe credenciou a testemunhar como verdadeiro mensageiro de Cristo, como se falando em sua presença”, usando palavras de Lutero.

Pedro era plenamente capaz de encorajar, primeiramente os que subiram a Jerusalém no Pentecostes, como também os demais cristãos, que enfrentaram muitas aflições por causa de Cristo (1Pedro 3.14), à firmeza na fé e constância na provação. Suas palavras inspiradas continuam a nos incentivar a confessar e reconhecer Cristo como a verdade única sobre a qual a Igreja está fundamentada, e a testemunhar da esperança que nEle há (1Pedro 3.15).

Antes de subir aos céus Jesus prometeu, aos seus discípulos, poder para cumprir sua missão, ou seja, de dar testemunho oral, e de agir sob Sua autoridade, no poder concedido pelo Espírito.

Em tempos de crise precisamos de muitas pessoas que sejam testemunhas fiéis da esperança. Gente que tenha autoridade para declarar e praticar as grandes coisas que Deus tem feito e que continuará fazendo (Atos 4.20), coerentemente com o programa de Deus, cujas diretrizes foram definidas por Cristo, de fazer a mensagem do Reino ouvida em toda a terra, a partir de Jerusalém. Jerônimo, um dos pais da igreja, diz que Pedro foi crucificado, com a cabeça para baixo e os pés para o alto a pedido dele mesmo porque era – disse ele – indigno de ser crucificado do mesmo modo como fora o Senhor.

A motivação para esse testemunho fiel é o amor, evidência do discipulado e da esperança dada por Deus ao mundo na pessoa de Cristo.

 

Leia também

1João 1.1-3; Atos 4.20; 1Tessalonicenses 2.8; João 13.35; Filipenses 2.10, 15; Apocalipse 7.9-17;

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Temos consciência de que somos testemunhas de Cristo?
  • Nosso testemunho revela a esperança que há em Cristo? Especialmente em tempos difíceis?

 

Sugestão de Oração

“Senhor Deus, eu agradeço por ter amado o mundo a ponto de enviar Cristo, que morrendo e ressuscitando fez-se o maior testemunho de esperança para a humanidade, e para mim. Ajuda-me a manifestar essa esperança em minha vida, em atos e palavras, de tal modo que outros creiam na verdade do Evangelho. Oro em nome dEle! Amém!”

Revisado 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.