DIA 10 - É TEMPO DE ESPERANÇA

EXPERIÊNCIAS COM A BONDADE DE DEUS
Publicado em 09/04/2020

EXPERIÊNCIAS COM A BONDADE DE DEUS

André Gava

 

Texto Bíblico

“Portanto, livrem-se de toda maldade, todo engano, toda hipocrisia, toda inveja e todo o tipo de difamação. Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espiritual, para que, por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação, agora que provaram da bondade do Senhor.”

(1Pedro 2.1-3 NVT)

 

Meditação

 

SE FOSSE FAZER uma lista das características desejáveis esperadas em um amigo, você certamente não incluiria malícia, engano, hipocrisia, inveja e difamação, incluiria? Ninguém aprecia ser alvo da maldade alheia, desonestidade deliberada, espiritualidade, empatia e amor falsificados, descontentamento ressentido e mentiras caluniosas. Curiosamente, apesar de serem práticas odiadas por grande parte da sociedade, o mundo está repleto delas...

                Ainda que as pessoas aprovem e prescrevam intuitivamente a bondade, a honestidade, a piedade, o desprendimento pessoal, o honrar ao próximo etc., recorrentemente falham no cumprimento desse padrão ético/moral gravado em seus corações (cf. Romanos 2.14,15) simplesmente porque estão desconectadas de Deus, justamente Aquele em cujas perfeições estão fundamentadas (e de onde recebem significância!) bondade e demais virtudes.

                Porém, a realidade do cristão é bem diferente! Ele está reconciliado com Deus e pertence a um mundo superior! Não é por acaso que Pedro continua sua carta recomendando aos cristãos que se livrem dessas “qualidades” corruptas, próprias do “etos” fraturado desse mundo: porque isso é possível para o cristão! Mesmo vivendo sob pressão! Ainda que vivendo sob condições adversas! Mesmo submetido a restrições incomuns! Mesmo espoliado de todo o arsenal de segurança patrocinado pelo mundo! É possível!

                Lembremos: essa era a realidade dos crentes para quem Pedro escreveu essa carta. O apóstolo não era um religioso alienado, refugiado num idílio distante da realidade cotidiana de seus irmãos. Ele partilhava de suas aflições e perplexidades, embora confiante no caráter fidedigno do Deus que ama ao ponto de morrer para salvar.

                O argumento de Pedro é inequívoco: a salvação maravilhosa, também retratada por Jesus como novo nascimento (cf. Jo 3.3), inseriu-nos definitivamente na família de Deus e introduziu-nos numa nova forma de entender e viver a vida, patrocinada pela bondade do Senhor. Salvação não é apenas posição ou ticket para embarcar rumo ao céu. Salvação é também processo, santificação, vida do Reino de Deus vivida no reino dos homens!

                Filhos nascem e crescem. Enquanto crescem é esperado que confiem em seus pais e os obedeçam, aprendam e amadureçam.

                Mas, crescer dói, convenhamos. Por isso Pedro relembra-nos que todo esse processo visando nosso aperfeiçoamento e utilidade para o Reino tem sua origem, provisão e finalidade na bondosa Pessoa de Deus, em quem podemos confiar, de quem todas as bênçãos vem e em Quem tudo converge.

 

 

Leia também

Salmos 34.8; Mateus 18.3; Marcos 10.15; Lucas 18.17; Romanos 12; Efésios 4.29ss; Colossenses 3.8; Tiago 1.21; 4.11

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O que tenta impedir nosso engajamento na comunicação da bondade de Deus? Cf. Mateus 15.19
  • Deus tem sido bom com você? Como? Você tem sido portador dessa bondade ao próximo? Como?

 

Sugestão de Oração

“Deus de infinita bondade, muito obrigado! Obrigado pela forma absolutamente amorosa, generosa, firme e benigna como me acolheste e como me educas, conduzes e sustentas-me. Por favor, ajuda-me a emular Tua bondade e amor leal no mundo que Tu amas. Em nome do Teu Filho querido, encarnado, traído, morto, ressuscitado, entregue por amor. Amém.”

Revisado 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.