DIA 11 - É TEMPO DE ESPERANÇA

O QUE AGRADA A DEUS?
Publicado em 11/04/2020

O QUE AGRADA A DEUS?

André Gava

 

Texto Bíblico

“Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande honra. E vocês também são pedras vivas, com as quais um templo espiritual é edificado. Além disso, são sacerdotes santos. Por meio de Jesus Cristo, oferecem sacrifícios espirituais que agradam a Deus.”

(1Pedro 2.4,5 NVT)

 

Meditação

 

FRODO, SAMWISE “Sam” GAMGI, MERIADOC “Merry” Brandebuque, Peregrin “Pippin” Tûk, Aragorn, Boromir, Legolas, Gimli e Gandalf.

                Se você leu a trilogia O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien (ou assistiu aos filmes), sabe que esse grupo bastante heterogêneo formado por quatro hobbits, dois humanos, um elfo, um anão e um ainur (Gandalf) formam a Sociedade do Anel – Fellowship of the Ring, em inglês – cuja missão é levar secretamente o Anel de Sauron, o Senhor das Trevas, até a Montanha da Perdição, em Mordor, para ser destruído.

                Admito que gosto mais do nome dessa comitiva na língua inglesa, Fellowship of the Ring, pelo sentido comunal inerente pretendido por Tolkien para o grupo (fellowship = comunhão, amizade, camaradagem, associação, irmandade). Amizade, honra, bravura, resignação, resiliência, redenção, perdão e reparação serão as grandes marcas da comunhão dos integrantes da Sociedade, enquanto prosseguem, ora juntos, ora separados pelas mais adversas circunstâncias, rumo à missão de libertar a Terra Média das trevas de Sauron (e sequer podiam contar com aplicativos de vídeo conferência para facilitar a empreitada...).

                De certa forma, Tolkien está descrevendo a mesma espécie de relacionamento que Pedro tem em mente: uma associação íntima de irmandade e comunhão entre as pessoas envolvidas. No caso de Tolkien, são os membros da Sociedade, no caso de Pedro, é o edifício vivo, formado pelos crentes e seu Senhor, a pedra angular, em quem a comunhão está fundamentada.

                Somos lembrados por Pedro de que o primeiro passo na prática da santidade é a comunhão com o Senhor Jesus Cristo. Sem comunhão com o Filho, a pedra viva (pedra angular, pedra de esquina), não podemos ter verdadeira comunhão uns com os outros; e se temos comunhão com o Filho, estamos naturalmente ligados uns aos outros, ainda que em tempos como os nossos (tal como correu com a Sociedade do Anel) prossigamos juntos na missão, mesmo que temporariamente separados fisicamente.

                Mas não é somente isso: ao escrever que também somos pedras vivas, Pedro afirma que estamos identificados com Cristo. Isso significa que Deus deseja imprimir em cada um de nós as características, as qualidades, a finalidade, a visão, o engajamento, a amizade, a bravura, a resignação, a resiliência e o compromisso inerentes a Jesus para o cumprimento da Sua missão neste mundo.

                É Isso o que agrada a Deus: ver-nos conformados à imagem de Cristo, permeáveis ao Seu ordenamento, sensíveis aos seus propósitos, úteis para o Reino, enquanto permanecemos nós mesmos.

 

 

Leia também

Salmos 118.22; Isaías 61.6; Romanos 12.1; 1Coríntios 3.9; Gálatas 6.10; Efésios 2.20-22; Hebreus 3.4; Apocalipse 1.6

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O que significa ser uma “pedra viva” pertencente a um “edifício vivo”?
  • Muitas pessoas defendem que é possível viver o cristianismo isoladamente. Em tempos de isolamento social, seria essa uma verdade?

 

Sugestão de Oração

“Senhor, obrigado por me fazer parte do Teu Corpo, a Igreja. Obrigado por me oferecer a oportunidade de abençoar e ser abençoado, de servir e ser servido, de cuidar e ser cuidado, de edificar e ser edificado. Torne-me cada vez mais parecido com Cristo, sensível e útil a Ti, sensível e útil ao meu irmão. Em nome de Jesus. Amém.”

Revisado 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.