DIA 12 - É TEMPO DE ESPERANÇA

EDIFICADOS EM CRISTO
Publicado em 11/04/2020

EDIFICADOS EM CRISTO

André Gava

 

Texto Bíblico

“Como dizem as Escrituras: ‘Ponho em Sião uma pedra angular, escolhida para grande honra; quem confiar nela jamais será envergonhado.’ Sim, vocês, os que creem, reconhecem a honra que lhe é devida. Mas para os que não creem, ‘A pedra que os construtores rejeitaram se tornou a pedra angular.’ E também, ‘Ele é pedra de tropeço, rocha que faz as pessoas caírem’. Tropeçam porque não obedecem à palavra e, portanto, deparam com o destino planejado para elas.”

(1Pedro 2.6-8 NVT)

 

Meditação

 

“...a cruz vem antes da coroa e amanhã de manhã é segunda-feira. Uma ruptura se abriu nas impiedosas muralhas do mundo, e somos convidados a seguir o nosso grande Capitão para dentro delas.”

  1. S. Lewis, O peso da glória, p. 49.

 

                CRISTO VIVE!!

                Essa verdade faz simplesmente toda, absolutamente toda a diferença!

                Por volta desse horário (manhã de domingo), há dois milênios, rumores impressionantes sobre o túmulo vazio começaram a circular em Jerusalém e imediações. Discípulos e seguidores de Jesus, inicialmente amedrontados e emocionalmente devastados com sua morte, agora lidam com o assombro, perplexidade, dúvidas e emoções confusas experimentadas naquele longínquo e fenomenal domingo de Páscoa.

                A tumba estava vazia. A imensa pedra selada que a trancava, símbolo da morte e efemeridade do poder humano, fora removida sem qualquer dificuldade ou resistência. Por outro lado, a pedra angular, o alicerce da nova sociedade proposta por Deus, estava mais viva do que nunca! Cristo, Deus, homem, a pedra angular sobre a qual todos nós seríamos edificados, vivia!

                A ressurreição de Jesus subverte e apavora o modus operandi desse mundo: o líder serve; o amor lança fora o medo; quem entrega sua vida por amor, assegura-a; quem reparte, multiplica; os verdadeiros inimigos não são feitos de sangue e carne; o mal é vencido com o bem; a morte é... destruída.

                Não é por acaso que tantos rejeitaram e rejeitam a Jesus, a pedra angular. No momento em que Jesus rompe as “impiedosas muralhas do mundo”, com aquilo que o mundo considera desprezível e fraco, o escândalo, o medo e a incoerência se apossam desse mesmo mundo. O ingresso no “Reino Invertido” parece proposta de perdedores, de gente alienada, embrutecida, crédula, supersticiosa e inculta.

                No entanto, trata-se exatamente do oposto: é o reino dos homens que está assim caracterizado, por conta das ilusões sobre poder, prazer e posses.

                Sermos edificados em Cristo é sinônimo de real liberdade. É o maior presente, honra e privilégio que poderíamos receber em vida. O túmulo está vazio!

Nunca, em nosso tempo, essa verdade foi tão preciosa e exuberante como nessa Páscoa. A PEDRA VIVA VIVE!

 

 

Leia também

Salmos 118.22; Isaías 8.14; 28.16; Mateus 21.42; Lucas 2.34; Atos 2.22,23; Romanos 9.32-33; 1Coríntios 1.23; Efésios 2.20

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O que significa adentrar às muralhas deste mundo, segundo Lewis? Como fazê-lo e qual a razão de fazer isso?
  • Pense em seu sistema de valores e prioridades. Com qual dos dois reinos estão mais identificados? De Deus ou dos homens?

 

Sugestão de Oração

“Senhor Jesus, Tu vives! Essa realidade é por demais maravilhosa para mim! Nela estou inserido, por ela sou sustentado e nela tenho esperança. Espírito Santo, graças te dou pela ressureição e túmulo vazio! Pai de Amor, obrigado por enviar-me dias desafiadores, usados para fortalecer minha verdadeira identidade, incrementar minha confiança e renovar minha esperança, edificado em Cristo. Amém.”

Revisado 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.