DIA 18 - É TEMPO DE ESPERANÇA

MARIDO, HONRE SUA ESPOSA
Publicado em 17/04/2020

MARIDO, HONRE SUA ESPOSA

Felipe Nunes

 

Texto Bíblico

“Da mesma forma, vocês, maridos, honrem sua esposa. Sejam compreensivos no convívio com ela, pois, ainda que seja mais frágil que vocês, ela é igualmente participante da dádiva de nova vida concedida por Deus. Tratem-na de maneira correta, para que nada atrapalhe suas orações.” (1Pedro 3.7 NVT)

 

Meditação

Os maridos têm responsabilidades maiores sobre o casamento. Nesse texto Pedro dá orientações práticas sobre como os maridos devem viver seus casamentos e, em especial, como tratar suas esposas.

Pedro exorta os maridos a viverem a vida cotidiana do lar com sua esposa. Em palavras mais simples, ele pede para que os maridos não sejam ausentes ou “desligados”.

É importante lembrar que essas palavras foram revolucionárias diante do contexto em que Pedro estava escrevendo, o normal naquela época era que o marido fosse ausente, e isso não significava nenhuma desqualificação. Em uma sociedade onde a mulher era muitas vezes humilhada e oprimida, Pedro diz aos maridos que honrem suas esposas. Isso traz o conceito de respeito e cuidado, indo contra a cultura. Ele também pede que os maridos convivam efetivamente com a esposa, reforçando o conceito de exclusividade, fidelidade e presença em todos os sentidos: emocional, intelectual, social e sexual.

O autor ainda diz que as orações dos maridos que não tratam bem suas esposas seriam interrompidas. Não ter as orações respondidas parece um castigo severo ao cristão, isso indica a seriedade com que Deus vê, ainda nos dias de hoje, o tratamento que o marido deve dar a sua mulher.

O marido precisa demonstrar seu compromisso com Cristo protegendo sua família, amando e buscando viver bem e com discernimento dentro lar, conhecendo a si mesmo, a sua esposa e a Deus; tratando sua mulher com dignidade, sensibilidade e honra. Agindo assim ele estará obedecendo a Deus e demonstrando que ambos são iguais diante dEle.

O marido cristão deve tratar bem sua esposa, discernir quais são as atitudes que lhe causam ira ou tristeza e assim evitá-las. Ele também tem a responsabilidade de conhecer bem sua companheira, seus gostos, desejos, vontades, aquilo que a agrada e a deixa mais feliz.

O cuidado com as palavras será fundamental para ser um marido que agrada a Deus. Aquilo que é dito pode deixar marcas profundas, portanto, seja cuidadoso. Faça elogios à sua esposa, dentro e fora do lar.

O marido deve aprender que ser simpático, compassivo, afetuoso e perdoador no âmbito familiar são características que agradam a Deus. Antes de outras prerrogativas, seja um marido crente, de oração e cheio do Espírito Santo. E não deixe de pedir perdão quando, deliberadamente, ou não, não agir dessa forma.

 

Leia também

Gênesis 2.24; Mateus 19.6; Efésios 5.33; Colossenses 3.14; 1Coríntios 13.4-7; Provérbios 18.22

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como as famílias podem testemunhar sobre os conceitos bíblicos de casamento?
  • Por quais motivos o conceito de cuidado e proteção exigido aos maridos tem sido perdido ou distorcido?

 

Sugestão de Oração

“Senhor, ensina-nos a sermos famílias que agradam ao Senhor. Desperta os maridos que vivem distantes do lar, alheios à parceira de vida que o Senhor lhes concedeu. Ensina-os a pedir perdão e a cuidar da mesma forma que somos cuidados pelo Senhor. Sustenta os nossos casamentos, e que nossa união seja um testemunho eficaz em nossa sociedade.”

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.