DIA 17 - É TEMPO DE ESPERANÇA

A BELEZA DAS ESPOSAS CRISTÃS
Publicado em 16/04/2020

A BELEZA DAS ESPOSAS CRISTÃS

Felipe Nunes

 

Texto Bíblico

“Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer à palavra, será conquistado por sua conduta, sem palavra alguma, mas por observar seu modo de viver puro e reverente. Não se preocupem com a beleza exterior obtida com penteados extravagantes, joias caras e roupas bonitas. Em vez disso, vistam-se com a beleza que vem de dentro e que não desaparece, a beleza de um espírito amável e sereno, tão precioso para Deus. Era assim que se adornavam as mulheres santas do passado. Elas depositavam sua confiança em Deus e se sujeitavam à autoridade do marido. Sara, por exemplo, obedecia a Abraão e o chamava de senhor. Vocês são filhas dela quando praticam o bem, sem medo algum.” (1Pedro 3.1-6 NVT)

 

Meditação

Pedro continua falando das implicações práticas da salvação na vida cotidiana dos cristãos. Neste trecho ele fala especificamente para as mulheres sobre a vida no lar. Paulo, em Efésios, investe boa parte do seu tempo lidando com o papel do homem no casamento, já Pedro dedica boa parte de seus escritos tratando das questões relacionadas ao papel da mulher.

A mesma palavra que Pedro já havia usado para questões entre governantes e servos em relação ao testemunho na sociedade, ele usa novamente para falar que a mulher deve ser submissa ao seu marido. Pedro também escreve para mulheres cujos maridos eram descrentes quando diz que o marido será conquistado através do modo de viver da esposa, fala do seu “comportamento honesto”, cuidado e amor para com o marido. Nessa relação, o comportamento silencioso poderia ser mais eficaz do que os conflitos entre suas crenças.

Pedro lida com o marido como representante de Deus para a esposa e, assim como o cidadão deve obedecer, mesmo quando o governo não é justo, a mulher que é submissa ao marido, está sendo obediente ao Senhor. É necessário reafirmar que essa submissão não é servil, mas está ligada ao respeito, e esse mesmo conceito é usado outras quatro vezes nas Escrituras.

Por último, Pedro fala sobre a aparência das mulheres. O texto não é contrário à beleza, porém requisita que o foco das mulheres não esteja em sua aparência, mas em sua conduta santa e piedosa. Pedro une beleza e piedade, e assim adverte sobre a inversão de valores.

A palavra submissão pode ser entendida como sinal de inferioridade ou demérito, no entanto, quando empregada corretamente, pode ser libertadora. Os cônjuges são iguais diante de Deus, porém com funções diferentes. Paulo usa o casamento para ilustrar a própria trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iguais em valor, mas com funções distintas. Assim, o casamento continua de forma bíblica, tendo como foco o testemunho cristão.

 

Leia também

Salmos 103.17-18; 1Timóteo 5.8; Gênesis 1.26; Marcos 10.6-9; Colossenses 3.18-19

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como as famílias podem testemunhar sobre os conceitos bíblicos de casamento?
  • Como o mau testemunho atrapalhou o conceito de submissão?

 

Sugestão de Oração

“Senhor, obrigado por nos ensinar sobre casamento, família e relacionamento. Perdoa as formas erradas e distorcidas que muitas vezes vivemos o que tu tens para nós. Abençoa as famílias de nossa comunidade e ensina-nos a viver aquilo que tu tens para as nossas vidas.”

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.