DIA 31 - É TEMPO DE ESPERANÇA

PROVIDOS PELO NOSSO DEUS
Publicado em 01/05/2020

PROVIDOS PELO NOSSO DEUS

Felipe Nunes

 

Texto Bíblico

“Eu, Simão Pedro, escravo e apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta a vocês que compartilham de nossa preciosa fé, concedida por meio da justiça de Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador. Que vocês tenham cada vez mais graça e paz à medida que crescem no conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Deus, com seu poder divino, nos concede tudo de que necessitamos para uma vida de devoção, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para si por meio de sua glória e excelência. E, por causa de sua glória e excelência, ele nos deu grandes e preciosas promessas. São elas que permitem a vocês participar da natureza divina e escapar da corrupção do mundo causada pelos desejos humanos.” (2Pedro 1.1-4)

 

Meditação

Deus não nos dá tudo o que queremos, mas nos dá “tudo de que necessitamos”, conforme afirmação do apóstolo Pedro. Em tempos de desperdício e coisas descartáveis, ter tudo o que precisamos é um contraponto eficaz para a nossa sociedade. O apóstolo escreve que Deus nos deu tudo o que precisamos para a vida e para a piedade. Sua palavra nos assegura, mais uma vez, que temos tudo de que necessitamos. Mateus 6 fala que as necessidades daqueles que assumiram compromisso com o Reino de Deus serão supridas e, aqui, vemos essa segurança sendo reafirmada. Porém, outra ênfase do texto está em termos tudo para piedade, ou seja, para viver de forma santa e irrepreensível. O Senhor nos tem dado tudo o que carecemos.

A vida e a piedade são demonstradas por meio do conhecimento pleno de Deus. Tal conhecimento é citado no versículo 2 no qual Pedro, em sua saudação, diz algo incomum às saudações bíblicas: “que a graça e a paz sejam multiplicadas pelo pleno conhecimento de Deus”. A carta é escrita para um contexto em que muitos se consideravam conhecedores de Deus, porém esse conhecimento não era demonstrado em suas vidas. Com isso, Pedro faz questão de afirmar que esse conhecimento é demonstrado através da graça e da paz de Cristo e por meio de uma vida santa e piedosa em um mundo de perseguições.

Quando Deus nos chama para a Sua glória e virtude, Ele nos leva à vida de Cristo, e a tudo o que Ele fez por nós, sua vida, ministério, sacrifício e virtude: “Aquele em quem não foi achado pecado”. É feito a nós um convite e um desafio a uma vida coerente com a fé professada, vida na qual a velha natureza,  dia a dia vai sendo esvaziada, e a natureza divina vai nos transformando. A vida espiritual e os recursos para o crescimento em bondade foram abundantemente providos pelo nosso Deus glorioso e bom (1.3-4).

Deus nos providenciou todo o poder divino disponível para vivermos e sermos piedosos, e isso vem através do conhecimento de Deus. Quando nos aplicamos à busca pelo conhecimento dEle, crescemos espiritualmente, e assim utilizamos melhor a capacidade que Ele mesmo colocou à nossa disposição. O conhecimento em si mesmo não garante a piedade, porém, a ignorância pode ser um grande sinal de impiedade, pois, segundo Pedro, o poder divino que conduz à piedade é dado pelo conhecimento de Deus.

 

Leia também

Oséias 4.6; Romanos 10.2; Hebreus 8.11-12; Hebreus 12.1-3

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como o seu conhecimento de Deus o tem ajudado a ser mais piedoso?
  • Se temos tudo para a vida piedosa, por que muitas vezes não vivemos dessa forma?

 

Sugestão de Oração

“Senhor, obrigado por nos permitir compartilhar da natureza divina. Ajuda-nos a ter mais de Cristo em nossas vidas. Obrigado, também, por nos permitir conhecer-Te pelas Escrituras e a ter experiências diárias contigo. Por último, ajuda-nos a viver de forma coerente com a fé que professamos e perdoa-nos pelas vezes que nos afastamos do Teu conhecimento e da vida piedosa.”

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.