DIA 36 - É TEMPO DE ESPERANÇA

A MENSAGEM DIGNA DE TODA CONFIANÇA
Publicado em 05/05/2020

A MENSAGEM DIGNA DE TODA CONFIANÇA

Felipe Nunes

 

Texto Bíblico

“Além disso, temos a mensagem que os profetas proclamaram, que é digna de toda confiança. Prestem muita atenção ao que eles escreveram, pois suas palavras são como lâmpada que ilumina um lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da manhã brilhe no coração de vocês. Acima de tudo, saibam que nenhuma profecia nas Escrituras surgiu do entendimento do próprio profeta, nem de iniciativa humana. Esses homens foram impulsionados pelo Espírito Santo e falaram da parte de Deus.” (2Pedro 1.19-21 NVT)

 

Meditação

Vivemos em tempos em que o plural é uma realidade aceita pelo mundo ocidental. Lesslie Newbigin escreve a respeito de uma característica do pensamento pluralista: “O pluralismo é concebido como sendo uma característica própria da sociedade secular, na qual não há um padrão oficialmente aprovado de crenças ou condutas.” - Portanto, qualquer um pode ter o seu próprio padrão de crença e verdade, e isso deve ser respeitado. Quem a isso questiona é considerado radical religioso.

O pluralismo surge, então, como resposta a um mundo em que a igreja era quem ditava o certo e o errado. Em meio a isso aparece essa ideologia com uma proposta de liberdade, não controlada pelo dogma. Pelo contrário, uma sociedade que está disposta a submeter os dogmas e pensamentos a um exame crítico. Assim vemos o início do processo da secularização que ocorreu no mundo desenvolvido, especialmente na Europa Ocidental e Estados Unidos, também se propagando em parte dos países em desenvolvimento. A Bíblia saiu do centro e o relativismo, junto com suas ideologias, tomaram seu lugar. Essa mentalidade tem se espalhado para o restante do mundo. Tanto que isso já é uma realidade nos lugares mais desenvolvidos do Brasil.

Não vivemos mais na era moderna, vivemos o pós-modernismo, onde a humanidade se diz mais evoluída e capacitada. O que a Igreja não pode esquecer é que esse mundo é tão hostil ao evangelho quanto o foi em outros tempos. As questões discutidas são diferentes, mas a hostilidade para com as Escrituras não mudou, nem diminuiu.

Com isso, temos o desafio de não abandonar o inegociável, como o fato de que Deus revelou a verdade por meio de Cristo, que Ele é o âmago do evangelho, e que a Palavra de Deus é a verdade imutável. Ao mesmo tempo precisamos perceber que a sociedade moderna nos proporciona desafios criativos para o testemunho cristão.

Diante disso, surge a pergunta: Qual é a melhor forma de testemunhar Cristo em uma sociedade pluralista que considera a verdade relativa? Não podemos sucumbir diante desse desafio, precisamos ter a humildade e o respeito para não impor o evangelho “goela abaixo” e nem tampouco sermos aqueles “amigões” que aceitam tudo. Stott nos deixa um último encorajamento diante desta sociedade: “Precisamos nos manter firmes no meio de uma comunidade que é construída sobre areia movediça.”

 

Leia também

Isaías 40.31; Malaquias 3.6; Filipenses 4:6-7; 1Tessalonicenses 1.5; Hebreus 6.11

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Quais são as oportunidades criativas de se testemunhar o evangelho em uma sociedade pluralista?
  • Quais são as incoerências que você encontra em uma sociedade pluralista?

Sugestão de Oração

“Senhor, obrigado pela Tua palavra e pela relevância em nossa vida e na sociedade em que vivemos. Ajuda-nos a testemunhar de forma corajosa e ousada sobre a influência exercida pela Bíblia na vida dos Teus filhos. Que ela guie e direcione as nossas vidas conforme a Tua vontade e a direção que Tu tens para nós. E perdoa-nos quando nos deixamos ser direcionados por outros guias que não a Tua palavra.”

 

 Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.