DIA 29 - É TEMPO DE ESPERANÇA

CUIDADO COM O INIMIGO
Publicado em 28/04/2020

CUIDADO COM O INIMIGO

André Gava

 

Texto Bíblico

“Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar. Permaneçam firmes contra ele e sejam fortes na fé. Lembrem-se que seus irmãos em Cristo em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. Deus, em toda a sua graça, os chamou para participarem de sua glória eterna por meio de Cristo Jesus. Assim, depois que tiverem sofrido por um pouco de tempo, ele os restaurará, os sustentará e os fortalecerá, e os colocará sobre um firme alicerce. A ele seja o poder para sempre! Amém.” (1Pedro 5.8-11 NVT)

 

Meditação

 

“QUANTAS VEZES VOCÊS VÃO INVEJAR OS HUMANOS

POR SUA CAPACIDADE DE DORMIR?” . (LEWIS, 2017, p. 182) – Frase dita por Maldanado (Screwtape), propondo um brinde ao “sucesso” dos jovens demônios formados pela Academia de Treinamento de Tentadores do Inferno, dirigida pelo dr. Remeleca, no livro “Cartas de um diabo a seu aprendiz”.

Dentre todos os desesperados e angustiados do Universo, ninguém supera Satanás. O tamanho do seu desespero é inimaginável, daí sua ferocidade. Só que ele está mais para gato acuado, do que para um verdadeiro leão (já sabemos bem qual é o Felino que manda na História, não é mesmo?), ainda que a prudência nos recomende cuidado com gatos acuados. Medo, nunca!

                Quando leio o texto de Pedro – influenciado, admito, por Lewis e Thomas More, jurista, diplomata e estadista inglês, que dizia que o diabo, “esse espírito orgulhoso”, não suporta ser alvo de chacota – imagino um gato safado (claro, nem todos são) miando alto num megafone, tentando amplificar sua capacidade de aterrorizar muito mais que ratos (ainda que muitos seres humanos possam ser definidos como ratos...).

                Essa é a característica principal da obra de Satanás: a falsificação. Ele falsifica tudo. Agora pense: se ele falsifica até mesmo sua real periculosidade, você crê realmente que ele não falsificaria a realidade sobre o cuidado e fidelidade de Deus conosco? É o que ele mais procura fazer! É isso que “devorar” significa no alerta de Pedro: Satanás, cheio de amargura, desespero e inveja, insiste em capturar nossos corações para imprimir neles o mesmo tipo de desespero que inunda seu ser desprezível. Jó que o diga!

                Uma das formas mais eficientes nessa “empreitada” de desqualificar o caráter de Deus e seu zelo conosco é inundar-nos com conceitos falsificados sobre a normalidade da vida, amor, bênçãos, felicidade, estabilidade, realização, diversão e paz.

                Creio que esse é um dos grandes méritos dessa pandemia: despertar-nos sobre tais falsificações e fazer-nos voltar para Deus, reconhecendo Seu cuidado soberano e fidelidade imutável nos Seus termos. Isso causa algum desconforto, claro, e o gato acuado tentará usar isso a seu favor. Fiquemos atentos.

                Por fim, impressiona como as palavras de Pedro soam atuais: não sofro sozinho! Estou acompanhado por uma miríade de irmãos que, também libertos das falsificações do diabo, refugiam-se nesse maravilhoso Deus que cuida e promete, com todas as letras, que nosso desconforto não durará para sempre, que, em breve, seremos restaurados, sustentados e fortalecidos sobre um alicerce firme. Aleluia!!

                Enquanto isso, podemos até dormir, pois é o Leão, e não o gato acuado, quem manda na História.

 

 

Leia também

Jó 1.1-12; Lucas 22.31-32; Atos 14.22; 1Coríntios 10.13; 2Coríntios 2.11; Efésios 4.27; 6.11-14; 1Timóteo 6.12; Tiago 4.7

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Explique, em suas palavras, como devemos tomar cuidado com o diabo.
  • Como esse cuidado nos auxilia a passar pelos desafios impostos pela pandemia?

 

Sugestão de Oração

“Pai Nosso, santificado seja o Teu Nome! Não permita que caiamos em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre! Amém.”

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.