DIA 30 - É TEMPO DE ESPERANÇA

ENCORAJAMENTO E ESPERANÇA
Publicado em 29/04/2020

ENCORAJAMENTO E ESPERANÇA

André Gava

 

Texto Bíblico

“Escrevi e enviei esta breve carta com a ajuda de Silas, a quem lhes recomendo como irmão fiel. Meu objetivo ao escrever é encorajá-los e garantir-lhes que as experiências pelas quais vocês têm passado são, verdadeiramente, parte da graça de Deus. Permaneçam firmes nessa graça. Aquela que está na Babilônia, escolhida assim como vocês, lhes envia saudações, e também meu filho Marcos. Cumprimentem uns aos outros com um beijo de amor. Paz seja com todos vocês que estão em Cristo.” (1Pedro 5.12-14 NVT)

 

Meditação

 

“SE A SOBERANIA DE DEUS sobre o sofrimento é reconfortante ou não, depende inteiramente do caráter desse Deus ... a doutrina da soberania de Deus pode ser um conforto frio para aqueles que estão com medo e sofrendo agora, se não houver garantia da compaixão e bondade de Deus ao seu lado.” MORRISON, 27.04.2020, disponível em https://redeemercitytocity.com/articles-stories.

                Ao chegarmos ao trigésimo dia da campanha É Tempo de Esperança e à última reflexão em 1Pedro, uma pergunta deve ser feita antes de prosseguirmos: como todo o ensino de Pedro na primeira carta tem ajudado você na construção de uma relação mais sólida com Deus? Sua confiança nEle cresceu, ou... diminuiu?

                Enquanto lia e meditava sobre as palavras finais de Pedro, lembrei-me de Isaías 57.15-16: “O Alto e Sublime, que vive na eternidade, o Santo diz: ‘Habito nos lugares altos e santos, e também com os de espírito oprimido e humilde. Dou novo ânimo aos abatidos e coragem aos de coração arrependido. Porque não lutarei contra vocês para sempre, nem ficarei eternamente irado. Se o fizesse, todos morreriam, sim, todos os seres que eu criei.’” Presença e preservação! Que promessa!

                Creio que uma das maneiras mais verificáveis de checarmos as promessas da presença compassiva e bondosa de Deus entre nós é olharmos para o lado – nos encontros virtuais, no socorro pessoal ou coletivo, nas pequenas ou grandes demonstrações de amor, ocorrendo aqui e ali – e vermos Cristo em nossos irmãos. Deus está mais presente do que nunca, habitando com o oprimido e humilde para vivificar e animar, jamais para destruir.

                A graça de Deus que perdoa, favorece, restaura e admite (ainda que misteriosamente para nós) a experimentação do sofrimento, também se manifesta exuberante na irmandade do Corpo de Cristo. Essa é uma realidade maravilhosa!

                Perceba a intensa mutualidade nas palavras finais da carta, denunciando a presença e o amor de Cristo entre irmãos que também experimentavam ou já haviam experimentado sofrimento: a fidelidade de Silas (companheiro de prisão de Paulo em Filipos), cuja amizade sincera Pedro compartilha com os destinatários da carta; a solidariedade dos irmãos da igreja sofredora, provavelmente localizada em Roma, vivendo sob a terrível perseguição promovida por Nero contra os cristãos; e Marcos, sobrinho de Barnabé, companheiro de grandes lutas em prol do Evangelho.

                Que família! Unida no sofrimento e firme na esperança! Vidas preciosas que, mesmo sob forte pressão, refugiaram-se no fato de que - Deus continua sendo bom e continua sendo Deus - e perseveraram.

 

 

Leia também

Salmos 34.18; 51.17; 68.35; 147.3; Isaías 57.15; 61.1-3; Lucas 1.49; Romanos 8.18; Colossenses 1.6; 1Pedro 1.13.

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Quais foram os aprendizados promovidos por Deus em sua vida através das reflexões em 1Pedro?
  • Sua confiança no fato de que Deus continua sendo bom e continua sendo Deus tem sido renovada e reafirmada, enquanto é desafiada?

 

Sugestão de Oração

“Deus, graças de dou por Tua imutabilidade! Como essa verdade tem poder de produzir segurança quando nutrimos nosso coração e mente com ela. Ajude-me nisso, por favor! E obrigado por testemunhar da Tua bondade e compaixão para comigo através da vida dos meus irmãos em Cristo. Amém!

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.