N.004 - Quem Quer Ser Discípulo de Cristo?

Quem Quer Ser Discípulo de Cristo?

WIlson Avilla

João 1.35-42

 

Meditação

Quando as redes sociais começaram a ganhar impulso, vi uma charge que ironizava a questão dos seguidores virtuais. Dois sujeitos conversavam em um velório, sem mais ninguém no recinto, e um dizia ao outro: “Onde estão os milhares de seguidores dele no Facebook?”.  Pois é, seguir pessoas desse jeito tem um sentido bem diferente dos tempos em que Jesus andou por aqui. Naquela época as pessoas não frequentavam escolas, elas seguiam mestres renomados, dos quais se tornavam discípulas. O que na prática significava um longo convívio de proximidade e aprendizagem.

Antes de começar a pregar, ensinar e curar, Jesus chamou doze pessoas para caminhar com Ele. As dificuldades implicadas não foram ocultadas, seria preciso abrir mão do que parecia mais importante, humanamente falando.

Por definição, um discípulo é um seguidor; aquele que adere ao estilo de vida e ensinamentos de alguém e o auxilia na propagação de suas ideias. Um discípulo cristão é uma pessoa que aceita e coopera com o Evangelho de Cristo. Isso significa colocá-Lo em primeiro lugar em todas as coisas, seguir Seus ensinamentos, fazer o que Ele fazia – em linguagem figurada, “frutificar”, demonstrando amor e compartilhando com outros os Seu feitos.

Mas que tipo de pessoa Jesus chamou para segui-Lo? Bom, o currículo dos doze não era lá algo que impressionasse. Mas tudo bem, o “perfil para a função” não exigia classe social, poder econômico, ou qualquer outra habilidade. O que realmente importava era a reação ao chamado, crendo ou não em quem chamava.

Assim também hoje, Jesus continua chamando pessoas. Claro, não para percorrer com ele os caminhos poeirentos da Palestina, mas o imperativo reverbera em pleno século XXI com a mesma força: “Segue-me!”. É um chamado pessoal, porque Ele conhece cada um individualmente. Isso quer dizer também um relacionamento com Ele, e um compromisso exclusivo. O chamado implica obediência à Sua vontade, e renúncia, como ensinado em Lucas 14.33.

Atender ao chamado para o discipulado não é uma questão de escolha entre algo bom ou ruim, mas entre algo bom ou melhor. Jesus nunca prometeu facilidades para quem O seguisse. Aliás, Ele sempre fez questão de deixar bem claro o preço do discipulado.

Caminhar com Ele pode custar muita coisa, como por exemplo: abandono do pecado, deixar confortos pessoais, ser privado da simpatia das pessoas, de afeições familiares, e muito mais. Por outro lado, isso representa um novo estilo de vida que produz felicidade verdadeira, e uma visão correta do Reino de Deus.

A verdade é que “quanto mais um homem renuncia a si mesmo, mais se aproxima de Deus”, afirmou um sábio.

Seguir Jesus é aceitar a sua companhia sustentadora, por meio do Seu Espírito, que é santo.

Sua presença conosco é poder que nos fortalece, nos momentos de maravilhas e nos tempos de tempestades.

Bonhoeffer foi um pastor luterano alemão, que ousou desafiar o regime nazista, em nome de sua convicção no Evangelho de Cristo. Pagou com a vida por isso. Ele afirmou convictamente que a cruz não é sofrimento casual, mas necessário, não é sofrimento relacionado com a existência natural, mas com o fato de pertencermos a Cristo. Por ela somos rejeitados no sentido rigoroso, de amor a Ele, e não em consequência de qualquer outra atitude ou confissão.

As narrativas dos Evangelhos mostram que à medida que a pregação de Jesus ia se tornando mais dura, menos pessoas o seguiam. Compreensível!

Afinal, Ele prometeu a seus discípulos três coisas, afirmou Maltby: eles seriam totalmente corajosos, absurdamente felizes, e estariam constantemente em problemas. Quem quer ser discípulo de Cristo?

 
Para ler também

Mateus 28.18-20; Marcos 8.34-38; João 13.34-35; João 15; Romanos 5.8; Efésios 5.2; 1João 4.

 

Para discutir em grupo

  • O preço do discipulado é claro para nós?
  • Qual tem sido nossa disposição para seguir a Jesus? Como O temos obedecido? A que temos renunciado?

 

Sugestão de oração

“Senhor Deus, obrigado porque pessoas simples como nós foram chamadas para seguir Jesus. Nós reconhecemos, pela fé na Palavra de Deus, que ainda hoje o Senhor chama pessoas para seguir o Mestre. Nós agradecemos por ouvir o chamado dEle dizendo “segue-me!”, e aceitamos esse convite. Queremos ser discípulos de Cristo! Ajuda-nos! Oramos em o nome de Jesus, amém!

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.