N.007 - Há Vida em Família

Há Vida em Família

Wilson Avilla

João 2.12


Meditação

Quando o evangelista João relata que após o primeiro milagre operado em Caná da Galileia Jesus desceu para Cafarnaum, passando lá alguns dias com sua família, parece que faz um contraste entre um evento maravilhoso e outro absolutamente comum e sem importância. Temos uma propensão a criar distinções entre os planos espiritual e material, entre o extraordinário e prosaico, além do que as Escrituras permitem como compreensão adequada. Achamos que quanto mais elevada for a dimensão espiritual mais afastada estará da material. A encarnação desmente tal raciocínio. Pela mesma falta de lógica muitos afastam de Jesus os vínculos de uma família humana originada em José e Maria.

A família é uma realidade idealizada por Deus, e nenhum processo político ou discussão racional resolverá o dilema atual de procurar definir ou redefinir o casamento e a família, como bem argumenta um teólogo americano. Ele acrescenta que nossa cultura trata com ignorância, apatia e hostilidade o que a Bíblia recomenda.

A presença de Jesus em um casamento, e a operação do seu primeiro milagre no âmbito familiar, são evidências suficientes da importância que Ele dá à primeira e mais importante das instituições. Sua preocupação com a família foi marcante até no momento de sua morte na cruz

A estadia do Mestre em Cafarnaum se dá entre dois momentos ministeriais bem diferentes (o início ministerial em Caná, onde manifestou Seu poder como Criador, e a Páscoa em Jerusalém, onde manifestou Sua autoridade como Messias, o Filho de Deus), e representam dois contextos de grande importância - o enobrecimento da vida comum, e a purificação do culto divino.

Com isto em mente podemos concluir que:

- Há vida em família quando a presença divina é maravilhosa e comum ao mesmo tempo. O maior milagre é a vida, e ser nova criatura a melhor de todas as experiências. Isso permeia o cotidiano de quem tem essa convicção.

- Há vida em família quando a confiança é depositada em Cristo. A exemplo do que fez em Caná, Cristo continua agindo para que haja vida e harmonia no convívio familiar. Ele mostra que Seu poder é a única fonte de solução efetiva para os problemas, por mais desafiadores que sejam.

- Há vida em família quando ela nos renova e fortalece. No convívio familiar encontramos forças para enfrentar nossas lutas. Alguns entendem que o momento de Jesus com sua família antes de ir a Jerusalém teve caráter preparatório em relação ao que Ele iria fazer. O mesmo se dá quando os relacionamentos familiares nos ajudam no refazimento das energias e motivações.

- Há vida em família quando ela tem seu devido lugar. A família não deve ser relegada a qualquer plano inferior, dentre todas as realidades da vida.

- Há vida em família quando somos desafiados a testemunhar nossa fé em seu contexto. Os quatro irmãos de Jesus não foram seus apóstolos e nem creram nele (cf. João 7.5), tendo se convertido somente mais tarde. Para muitos, as dificuldades do convívio com quem tem crença diferente são insuportáveis, mas elas são um exercício constante de fé.

- Há vida em família quando entendemos que ela também faz parte dos planos de restauração que Deus está promovendo em Cristo. O propósito de Deus é “fazer convergir nEle todas as coisas, tanto as que estão no céu como as que estão na terra” (Efésios 1.10b), e isso inclui os relacionamentos familiares.


Para ler também

Mateus 4.12-13; 11.23; Marcos 5.22; João 3.24; 7.5; João 19.25-27.

                         

Para discutir em grupo

  • Que importância temos dado à nossa família?
  • Que tipo de vida e experiências nossas famílias nos têm propiciado? São as mesmas idealizadas por Deus?
  • Como podemos ajudar outras famílias que estão com dificuldades a entender que há vida na família?

Sugestão de oração

“Senhor, nestes dias difíceis em que vivemos, nos quais os relacionamentos familiares têm sido levados aos seus limites, em vários sentidos, pedimos Tua ajuda para viver em coerência com o que Jesus ensinou e colocou em prática quanto à família. Queremos ter a vida que o Senhor planejou para nossas famílias, por meio de Cristo e Sua presença. Oramos humildemente em Seu nome! Amém!

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.