N.02 - GRANDE AOS OLHOS DE DEUS

N.02 - GRANDE AOS OLHOS DE DEUS
 

 

Texto Bíblico: Lucas 1:5-25

Meditação

Contar uma história nem sempre é algo de consenso, quanto ao exato momento do início. Isso fica claro observando como os evangelistas trataram o nascimento de Jesus. Lucas tomou como ponto de partida as predições sobre João Batista e Cristo, certamente porque queria evidenciar algo maior - conexões históricas com as narrativas do Antigo Testamento.

Ao descrever o anúncio do nascimento de João Batista, feito por anjos, Lucas certamente buscava impressionar seus leitores (especialmente os gregos) com o caráter sobrenatural do precursor de Jesus. 

Causa impacto também ainda hoje, tendo em conta a intervenção grandiosa de Deus na vida de duas pessoas piedosas e ‘comuns’, assim como já fizera com Abraão, Sara, Jacó, Raquel, Elcana, Ana, ou mesmo os pais de Sansão. 

Ao descrever com detalhes alguns aspectos históricos da época, e dos governantes, Herodes, o Grande, dentre eles, Lucas parece sugerir um contraponto ao poder temporal, com a chegada do poder maior que estava para ser revelado.

Deus dá mostras de sua grandeza nas situações mais casuais da vida humana, anunciando uma criança a uma senhora estéril, e outra a uma jovem virgem. Isabel, mãe de João Batista, é um exemplo maiúsculo nas Escrituras de como Deus ‘confunde os critérios humanos’ com suas ‘interferências’.

Tanto em Lucas, como em Atos, a linguagem do médico evangelista é cheia de ênfases na revelação divina personificada em movimentos de alguém que ouve, fala e age poderosamente, em meio às dificuldades humanas, para se mostrar grandioso.

Embora seja razoavelmente natural, para quem crê, dois mil anos depois, falar sobre esses acontecimentos sobrenaturais, no momento em que aconteceram causaram grande temor.

Mas a alegria sempre tomava o lugar do medo (tema recorrente em Lucas). Assim foi no coração de Zacarias, de sua esposa, e assim é com quem hoje se rende à grandeza dos feitos de Deus. A causa da alegria seria a grandeza espiritual de João Batista aos olhos de Deus. Obviamente não era uma condição humana, mas divina, relacionada à presença e capacitação do Espírito em sua vida. A superioridade do homem que adotou um estilo de vida ‘estranho’ mostrou-se digna do seu chamado, não pela estranheza dos costumes, mas pela fidelidade à vontade de Deus. O que nos permite considerar que grandeza, aos olhos de Deus, não é uma questão de estilo, mas de obediência. Somente assim João poderia fazer os corações dos israelitas se voltarem para Deus, como os profetas haviam feito no Primeiro Testamento.

Quanto tempo, recursos e esforços temos gasto para viver uma vida de grandeza aos olhos de homens? Na história de João há lições sobre como podemos ser grandes aos olhos de Deus.

 

Para ler também
Gênesis 17:16-17; 1 Samuel 1:5-11; Provérbios 16:33; Daniel 9:20; Efésios 5:18

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Que tipo de grandeza humana temos buscado?

  • Como a história de João Batista nos ensina a viver de tal forma que sejamos grandes aos olhos de Deus?

Sugestão de Oração

“Deus, admitimos que tantas vezes temos uma visão muito pequena dos Teus propósitos, e buscamos reconhecimento e grandeza de homens. Humildemente pedimos tua ajuda para deixarmos de lado o receio de não termos a glória humana que julgamos merecer. Pedimos também que o Teu poder nos capacite a obedecer Tua vontade! Oramos no nome de quem tem toda a grandeza, e mesmo assim morreu em nosso lugar! Amém!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.