N.03 - NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS

N.03 - NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS
 

 

Texto Bíblico: Lucas 1:26-28


Meditação

Uma das convicções fundamentais do cristianismo repousa sobre uma verdade que não pode ser totalmente explicada à luz da razão – Jesus foi concebido por uma virgem; como declara o Credo dos Apóstolos.

O referencial temporal relacionado à gravidez de Isabel deixa evidente a intenção do evangelista Lucas de mostrar em plano amplo a ação soberana de Deus. E a indicação geográfica, desconhecida para qualquer pessoa que estivesse fora da Palestina, revela o contraste entre a simplicidade e a grandeza do Rei menino, entre um lugar obscuro para um dos momentos mais gloriosos da humanidade, e a maior cidade para a degradante morte.

Por mais detalhado que seja o relato no Evangelho de Lucas, a história do nascimento de Jesus é cheia de improbabilidades, que começam com a notícia dada por Gabriel a Maria, uma adolescente, chamada de favorecida, ou agraciada, nas expressões da língua original, e mãe do Messias.

O efeito que a presença do anjo, e seu anúncio, tiveram sobre Maria, foi de temor, no sentido mais completo que a palavra possa expressar. Prova disso foi a fala confortadora logo de início, diante da perturbação: “Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você! [...] Não tenha medo!”.

Temos dificuldade, para não dizer medo, em lidar com os impossíveis de Deus. No entanto, é possível observar nas Escrituras princípios que podem nos ajudar a entender o que Ele está fazendo, acima das nossas limitações de compreensão, e medos.

O primeiro deles reside na objetividade dos atos históricos de Deus, dos quais se ocupa a narrativa bíblica. Um dos grandes erros de entendimento da mensagem inspirada é interpreta-la sempre subjetivamente, em busca de experiências interiores, emocionais, e geralmente difusas. Ou seja, Deus se revelou a nós, mas isso diz respeito a Ele, que continua agindo para que seus propósitos de restauração sejam cumpridos plenamente.

O segundo princípio é que a providência de Deus revela Seu controle soberano sobre toda a criação. Um dos mais eminentes teólogos do nosso tempo, falecido há poucos meses, afirmou que a providência divina é a atividade ininterrupta do Criador, por meio da qual, em transbordante generosidade e benevolência, sustenta suas criaturas em existência ordenada, guia e governa todos os acontecimentos, circunstâncias e atos livres de anjos e de homens e dirige tudo para seu objetivo predeterminado, sua glória.” 

Nenhum de nós passará pelas mesmas experiências de Maria, mas com elas podemos aprender que nada é impossível para Deus, o que significa confiar que seu cuidado é constante, sobre todas as coisas, para sua glória e para nosso bem. Nada está fora do alcance disso, nem mesmo um vírus. Melhor confiar nessas verdades!

 

Para ler também:
Isaías 7:14; Mateus 1:18, 22-25 

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Que tipo de racionalidade buscamos no relacionamento com Deus?

  • Qual a dimensão da nossa confiança na providência de Deus?

 

Sugestão de Oração
“Senhor Deus, exaltamos Teu poder soberano sobre toda a criação, o que inclui nossas vidas. Declaramos insuficiência para prover todas em face de todas as necessidades, principalmente quanto ao perdão de nossas faltas, e à vida na eternidade. Obrigado por oferecer graciosamente, de forma que nos parece impossível, todos os meios para uma vida piedosa e para a satisfação da Tua justiça, em Cristo! Amém!"

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.