N.08 - A VIDA PARA QUEM NÃO MERECE

N.08 - A VIDA PARA QUEM NÃO MERECE
 

Texto Bíblico: Lucas 2.8-20

Meditação

“Você foi medido, pesado, avaliado e
considerado insuficiente!”
CONDE ADEMAR, para WILLIAM THATCHER
(Coração de Cavaleiro)


“Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
aos quais ele concede o seu favor”.
CORO ANGELICAL, aos PASTORES DE BELÉM


Se você leu as declarações acima com atenção, talvez tenha notado alguma semelhança e, ao mesmo tempo, grande contraste entre elas.

A primeira, ficcional, é a fala cheia de desprezo do personagem Ademar, conde britânico arrogante, vaidoso, maldoso e cheio de inveja contra William Thatcher, aspirante a cavaleiro de origem humilde, com a clara intenção de destruir as aspirações de Thatcher, humilhando-o pela comparação consigo mesmo. Ademar se via como um padrão de excelência ao qual Thatcher sequer deveria ser comparado.

O deleite de Ademar, portanto, residia no que considerava ser a falta de estatura de Thatcher e na convicção da inevitabilidade do seu fracasso. Ademar encarna a antítese da graça, do favor imerecido, do homem pacificador. No final da história, ele sorverá seu próprio veneno.

Já a segunda, factual, figura entre as declarações de amor mais sensacionais registradas na História!

Sensacional, pois conjuga a grandiosidade, majestade, poder, glória e singularidade de Deus com a beleza frágil e encantadora da encarnação em favor de uma humanidade que, medida, pesada e avaliada por Aquele que, com real autoridade para tudo medir, pesar, avaliar e declarar insuficiente, encontra deleite no favorecimento do predicamento humano.

Sensacional, pois o canto dos anjos, por ocasião dessa convergência maravilhosa dos cenários celestial e terreno, quando o Salvador é anunciado, proclama uma oferta única, incomparável e estonteante para a humanidade: paz e favor da parte de Deus. Simplesmente porque Ele se deleita em oferecê-los, ainda que ao custo altíssimo de Sua própria vida.

Sensacional, pois a grandeza dos céus vem em socorro da terra, inclinando-se em favor generoso e benevolente perante o fraco, o simples, o insuficiente, o sem mérito, até repousar numa manjedoura. A identificação é completa. Que contraste!

O caráter compassivo, gracioso, longânimo e transbordante de amor leal de Deus é, mais uma vez, vindicado. Sua oferta de vida para quem não merece, interferindo na história de maneira tão tremenda, oferecendo graça ao custo de Sua vida simplesmente por agradar-Se disso, assegura-nos uma tranquilidade imerecida, sim, porém inexorável! Algo que, uma vez abraçado com rendição humilde e verdadeira gratidão pelo ser humano, produz imensa satisfação. Satisfação sem fim!!
 

Leia também: Jo 3.16; Rm 5.1; 2Co 5.19; Ef 1.5-6; 2.4-10; Cl 1.16-20

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Porque os autores bíblicos falam tanto sobre essa descrição do caráter de Deus (gracioso) em toda a Bíblia?
  • Você se lembra de outros textos que falam da graça de Deus? Compartilhe.


Sugestão de Oração
“Deus querido, Tu és Santo! Fosse eu medido, pesado, e avaliado sem Tua Graça, estaria irremdiavelmente perdido. Obrigado por Tua oferta maravilhosa de paz e por me favorecer, em Cristo. Que minha minha mente e meu coração fiquem sempre fascinados pelo encantamento da Tua inervenção maravilhosa na história, também em meu favor, mas, sobretudo, para honra e glória do Teu Nome.”

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.