N.09 - O VALOR DE UM NOME

N.09 - O VALOR DE UM NOME
 

Texto Bíblico: Lucas 2.21-24

Meditação

“Você tem um grande nome. Ele terá que matar seu nome antes de matar você.”
JUBA, para MAXIMUS (Gladiador)

“...e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”
Anjo, para José (Mateus 1.21b)


Quanto vale o nome de uma pessoa? Alguns defendem que o berço, o sangue, o status quo ou a tradição são determinantes na valoração de um nome (ainda que o possuidor do nome valha coisa nenhuma, eventualmente...). Para esses, o valor do nome é uma herança, um bem, que pode ou não ser honrado por seu possuidor.

Outros diriam que o valor de um nome seria equivalente à grandeza da jornada de vida da pessoa, a soma de suas conquistas e feitos; alguns poderiam acrescentar, ainda, o valor do legado, do impacto causado pela pessoa na história de seu tempo e para a posteridade. Seja como for, essa segunda forma de conceituar o valor do nome entende-o como resultado de uma trajetória, de um caminho heroico.

Esse é o caso de Maximus Decimus Meridius, o general que virou gladiador, no filme homônimo, de Ridley Scott. A força de seu nome residia em sua trajetória absolutamente impressionante, marcada por força, coragem, honra, vitórias, humildade, traição e uma presença moral implacável contra a vilania, personificada de maneira abjeta pelo personagem do imperador parricida Cômodus, Maximus não seria vencido se fosse morto. O nome que havia construído deveria ser morto antes dele. Só assim, seu legado seria destruído.

Jesus não é um herdeiro inconsequente ou um general que virou gladiador. Mesmo assim, seu nome está sobre todo o nome, tanto por direito de nascimento, quanto pela trajetória de vida e legado que impactaram a história. Seus nomes atestam isso.

O nome Jesus carregava, desde antes do nascimento, a marca da cruz, a marca do herói que morrerá no cumprimento de uma missão nobre: salvar pessoas que não podem se salvar sozinhas (Jesus, a forma grega de Josué, significa “O Senhor salva”).

Ele também é chamado de Emanuel, “Deus conosco”, um nome que evidencia uma disposição ímpar de associação da divindade com o fraco e necessitado.

O resultado prático do que esses nomes anunciavam e significam é nítido para todos os cristãos: Deus se tornaria presente entre os homens ao ponto de dar sua própria vida para resgatar e justificar todo aquele que nEle cresse. Isso foi cumprido cabalmente,

Eis aí o legado incomparável de Jesus, Emanuel: O Senhor, Deus conosco, salva!
 

Leia também: Is. 7.14; 9.6; 52.13 a 53.12; Mt 1.18-25;

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como as disposições eternas de Deus em favorecer-nos são evidenciadas no nome de Jesus? O que isso significa?
  • Como isso impacta sua vida e sua confiança no caráter de Deus?


Sugestão de Oração
O Nome de Jesus é poderoso
O Nome de Jesus é sobre todos
Nome mais doce, Nome mais lindo
Nome sublime é o Nome de Jesus
O Nome de Jesus levanta os mortos
O Nome de Jesus sara os feridos,
Nome mais santo, Nome mais puro
Nome bendito é o Nome de Jesus!
ADEMAR DE CAMPOS

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.