N.06 - SEM MEDO SE SERVIR

N.06 - SEM MEDO SE SERVIR
 

 

Texto Bíblico: Lucas 1:67-80


Meditação

Depois de um silêncio de quatrocentos anos, Deus ‘desatou a falar’, por meio de Gabriel, Isabel, Maria, e Zacarias, e o tema era um só: Jesus. No segundo grande cântico de louvor que Lucas apresenta, o ‘Benedictus’, proferido profeticamente pelo pai de João Batista, a tônica é a felicidade, subordinada à grande fidelidade de Deus (expressa em aliança e juramento).

O pai de João Batista, até por dever de ofício, conhecia as Escrituras. Sua profecia faz dezesseis alusões ou citações do Antigo Testamento. À semelhança de Maria, o cântico coloca em primeiro plano o interesse coletivo, e enfatiza o cumprimento das esperanças escatológicas.

Um teólogo observou com propriedade que a incredulidade anterior de Zacarias e sua disciplina por meio da perda da fala não significaram o fim de seu ministério espiritual. Portanto, quando um crente hoje se submete à disciplina de Deus, ele compreende que a graça o capacita a continuar servindo.

É interessante notar como os episódios da vida comum das pessoas que viveram todas essas experiências apontam para os amplos planos das ações de Deus em favor de seu povo.

Zacarias ‘cantou’ a poderosa salvação dos descendentes de Davi, prometida por meio dos profetas; lembrou da misericórdia para com os antepassados, no cumprimento da aliança – uma libertação dos inimigos que seria política e espiritual. Por tudo isso, não deveria mais haver medo da perseguição contra uma vida de santidade, como idealizada pela Lei do Senhor. Todos poderiam servir a Deus em retidão e justiça, sem receios. Ou, usando uma expressão comum dos nossos dias, sem medo de ser feliz.

Na parte final do cântico Zacarias se refere ao seu filho. E como isso foi cheio de alegria e devoção. Cantar a consagração de um filho é por demais emocionante. Tanto quanto saber que ele prepararia o caminho para o Senhor, dando conhecimento da salvação ao povo, e do caminho da paz (expressão metonímica para salvação, no contexto do Evangelho de Lucas). 

Por certo Zacarias cantou e profetizou muito mais do que poderia compreender, pela profundidade dos propósitos de Deus. Ele é uma das pessoas que fazem parte da história que é moldada para atrair nossa simpatia, por sua devoção e esperança no cumprimento das promessas, como ensinou Tannehill.

Servir sem medo é um processo no qual somos lembrados, em cada incredulidade perdoada, que é a graça divina que nos capacita a trabalhar para o Senhor.

Servir sem medo é ter as motivações renovadas pela gratidão, por tantas expressões de fidelidade da parte de Deus.

Servir sem medo é ter consciência de que somos parte de uma coletividade, à qual servimos, e para quem Deus enviou Seu Filho.

 

Para ler também: Gênesis 22:16-18; Salmos 18:2; 132:17; Malaquias 4:6; Mateus 17:10-13; Atos 4:10-12


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Temos lembrado dos nossos recomeços, pela graça de Deus?

  • Quais têm sido nossas motivações para servir a Deus?

  • Como nossas expressões de serviço têm contribuído para as coletividades nas quais estamos inseridos?


Sugestão de Oração

“Senhor Deus, agradecemos pelas lições da experiência de Zacarias. Somos gratos pela salvação, pelo perdão, que nos permite recomeçar, e com novas motivações. Usa-nos para servir e abençoar aos nossos semelhantes. Oro em nome de Cristo! Amém!”

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.