N.16 - A ALEGRIA QUE VEM DO CÉU

N.16 - A ALEGRIA QUE VEM DO CÉU
 

Texto Bíblico: Lucas 3.7-20

Meditação

Após Lucas relatar a infância de Cristo e o ministério e João Batista. Nessa transição o autor liga as duas partes da narrativa com o relato do batismo de Jesus, seguindo as palavras já ditas por Lucas, João batiza com água e Jesus com Espírito e fogo.

Jesus começa teu ministério nos ensinando sobre humildade, Cristo é batizado com água junto ao povo, em meio ao povo. Seguindo o que era necessário foi batizado por João Batista. No evangelho de Lucas há um detalhe, não relatado nos outros escritos “enquanto orava”, essa atitude demonstra a intimidade de Jesus com o Pai, essa é uma característica que marca todo o ministério de Cristo. Intimidade e humildade duas lições que aprendemos com o batismo de Cristo.

Esse grande momento é ainda mais valioso pois é o único trecho da Bíblia onde a trindade é relatada com Deus Pai, Jesus Filho e o Espírito Santo. O Espírito figuradamente em forma de pomba e o céu se abrindo e Deus Pai falando sobre o Filho amado em quem Ele tem prazer.

Essa expressão marca a grande afeição entre o Pai e o Filho, “Filho de Deus” essa expressão distingue Cristo e o afirma como o Messias. Com o Espírito Santo pousando em Cristo, é produzida cena singular na história terrena.

O Filho amado de Deus, em quem reside os mais ricos dons e graças, o poder de Deus. Assim, todos os presentes tiveram a oportunidade de ouvir e ver o testemunho milagroso; particularmente o batismo, que, assim que contemplou o Espírito que permanece sobre Jesus, deveria ter feito uso das palavras: Este é aquele de quem eu falei, etc. João 1:15. A descida do Espírito sobre Jesus foi predita Isaías 42:1; Isaías 61:1. Da mesma maneira, a voz do céu deve ser predita Salmos 2:7.

Os detalhes desse momento histórico inspiram a nossa vida diante de Deus. Trindade essa que é a base da nossa fé e nela apoiamos a nossa fé. A divindade de Cristo é testificada em um relato belo e encorajador.
 

Leia também: Salmo 2.7; Isaías 42.1; Mateus 12.18; Mateus 17.5; Colossenses 1.13

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como a intimidade e humildade de Cristo nos encoraja a respeito de nossa espiritualidade?
  • Como o conhecimento a respeito da Trindade nos ensina sobre a nossa fé?


Sugestão de Oração

Senhor, somos gratos pela tua palavra, gratos pelo encorajamento que temos através da vida de Cristo. Nos ensine a buscar a humildade e intimidade inspiradas na vida de Cristo. Obrigado por nos permitir a busca por uma vida mais parecida com Cristo. E nos perdoe a vezes que negligenciamos a riqueza a nossa fé.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.