N.17 - A ALEGRIA QUE VEM DO CÉU
Texto Bíblico: Lucas 3.23-38
Meditação
Por vezes o tema genealogia é lido superficialmente por nós cristãos. Porém o tema a respeito da genealogia de Cristo é algo muito rico no relato dos evangelhos. Mateus e Lucas discorrem sobre perspectiva diferentes, Mateus apresenta Jesus como o Rei dos judeus e Lucas o apresenta como homem perfeito.
Porém ao contrário do que seria o mais óbvio, a genealogia de Cristo não é composta apenas por pessoas boas ou por grandes homens e mulheres da história bíblica. Na genealogia de Cristo, vemos pecadores que se insurgiram contra Deus, não apenas isso, mas também pessoas sem o glamour esperado da genealogia do Messias de Israel.
Na linhagem de Cristo encontramos homens, cuja vida tem marcas da mentira. Abraão, Isaque e Jacó tiveram momentos queda nessa área da vida, não apenas omitiram a verdade, como também destorceram os fatos.
Também encontramos mulheres com marcas reprováveis, Tamar, coabitou com o seu próprio sobro; Raabe era prostituta em Jerico e Rute era uma moabita.
Por fim na genealogia de Cristo podemos encontrar marcas da violência e da idolatria, prostituição e mentira.
Porém, por que eles fazem parte da genealogia de Cristo? Essas pessoas reforçam o fato que Cristo se identificou com os pecadores e que Deus não nos escolhe pelos nossos méritos, mas nos escolhe apesar de nossos deméritos.
Esses fatos não devem nos chocar, quando olhamos para o nosso coração, entendemos que somos indignos, pecadores e culpados, nosso coração é inclinado para o mal. E mesmo assim somos escolhidos de Deus e temos o nome no livro da vida. Através da genealogia e da descendência de Cristo, vemos que sua graça é maior que o nosso pecado. E que o castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele.
Leia também: Salmo 2.7; Isaías 42.1; Mateus 12.18; Mateus 17.5; Colossenses 1.13
Sugestões para Discussão em Grupo
Sugestão de Oração
Senhor, somos gratos por nos permitir fazer parte do que o Senhor faz na história, nos ensine a te seguir. Somos gratos pelas tua misericórdias e pelo perdão que recebemos em Cristo, nos ensine a viver de acordo com esse graça.
(11) 5090-0447
cbmoema@cbmoema.com.br