N.18 - PREPARANDO PARA COMEÇAR
Texto Bíblico: Lucas 4.1-13
Meditação
“Jesus, cheio do Espírito Santo”, assim começa esse trecho do evangelho de Lucas. Após seu batismo em um momento sublime onde a trindade foi apresentada. Jesus é conduzido ao deserto aonde passou quarenta dias sendo tentado pelo diabo. Mesmo cheio do Espírito esse tempo de Cristo é marcado por uma disciplina espiritual, “não comeu nada durante todo esse tempo e teve fome”.
Logo no começo vemos a disciplina espiritual como algo necessário para a batalha espiritual, mais uma vez o próprio Cristo é o nosso exemplo. Nesse diálogo entre o diabo e Cristo, podemos aprender muito sobre ambos.
Satanás, ao contrário de como é apresentado no cinema, teatro e as vezes na igreja, ele não aparece como uma figura feia, raivosa ou irada. Pelo contrário satanás aparece como alguém dado ao diálogo, conhecedor da palavra, com belas oportunidades para oferecer. Fazendo o paralelo com nossa vida, por vezes achamos que satanás não nos apresentará coisas boas e belas aos nossos olhos, ele apresenta oportunidades imperdíveis e belos diálogos com as áreas mais sensíveis do nosso coração.
A bíblia sendo citada pelo diabo, mostra o quão vazio é o conhecimento sem prática, a palavra de Deus mais do que conhecida, deve ser vivida e internalizada em nossas vidas.
Cristo, como já citado, é apresentado como cheio do Espírito Santo e mesmo tento fome, não negocia a tua fidelidade, assim vemos sua humanidade e divindade sendo tentado e não abrindo espaço para o pecado. Outro fato relevante são as suas respostas, em todas elas Jesus usa as escrituras. Ao contrário do diabo, Jesus mostra sua submissão e prática da palavra.
“Um homem de dores que sabe o que é padecer”, a tentação de Cristo nos encoraja a respeito de nos lembrarmos que o nosso Deus também foi tentado, Ele conhece bem as nossas lutas, sabe o que é ser tentado, diante de nossas tentações, devemos busca-lo sabendo que Ele renova as nossas forças e nele temos amparo e soluções para as nossas lutas mais intimas.
Leia também: Dt. 8.3; 4.10-11; Sl 91.11-12; Dt 6.16; Is 61.1-2; Dt 6.16
Sugestões para Discussão em Grupo
Sugestão de Oração
Senhor, nos ajude a lidarmos com a tentações que atacam a nossa fé, nos dê um coração humilde e sensível ao Senhor e a tua palavra. Obrigado pois sabemos que o nosso Senhor foi tentado e sabe o que é a tentação. Nos ajude a conhecer a tua palavra e nela encontrarmos transformação e conhecimento para as nossas vidas.
(11) 5090-0447
cbmoema@cbmoema.com.br