N.24 - A VIDA É FEITA DE PESCARIAS
Texto Bíblico: Lucas 5.1-11
Meditação
Vivemos em um ritmo intenso na busca de relevância, por padrões cada vez mais inatingíveis. Um dos sinais dessa triste realidade é a constante pressão por resultados.
Nenhum de nós deveria ser avaliado por resultados. O que somos, temos ou fazemos não nos define de forma completa. Jesus passou três anos ensinando que a resposta ao Seu chamado para uma vida plena é que determina o que somos, ou podemos ser nEle.
Mesmo como Filho de Deus, Ele foi e continua sendo medido por uma métrica de sucesso deste mundo, que era inapropriada no primeiro século tanto quanto hoje. Há quem veja técnica e estratégia em tudo que Jesus fazia, relacionando cada situação de bons resultados como ‘fórmula divina’ que pode supostamente ser replicada para otimizar ganhos.
Claro que Jesus agia com discernimento do alto, atento a cada detalhe que cooperaria com o cumprimento de sua missão. Ele tinha também seus critérios para se aproximar de pessoas, e depois chama-las para segui-lo de perto. Assim, em um dos episódios marcantes narrado por Lucas, o Mestre escolheu um lago (Genesaré) com belas paisagens para ensinar, dentro de um barco, uma de suas grandes lições e demonstrar seu poder em uma pescaria que alcançou bem mais que peixes.
O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Ele age e vida são transformadas. É por esse poder que o castigo eterno pelo pecado é afastado, e o domínio das transgressões é destruído.
Lucas não relata o que Jesus pregou no barco. Mas ao final de sua fala pediu a Simão que fosse mais para o fundo e lançasse as redes para pescar. ‘Vá mais fundo’ é uma ordem para pessoas que Cristo quer usar para anunciar o reino. É um convite constante para conhece-lo melhor, confiar mais, estudar Sua Palavra, viver em oração, amar quem retribui amor, aprofundar o compromisso com o cônjuge, o interesse por um filho rebelde, perdoar, ser mais generoso. A lista pode ser ampliada, na medida da disposição para ir mais fundo.
É também um pedido – ‘volte ao ponto do qual você acabou de vir’. Como que dizendo ‘onde você falhou sem mim, agora terá sucesso comigo’. Sempre foi difícil fazer algo repetido de maneira nova, com renovada energia, com esperança e fé crescentes. Mas fazer o que Deus pede é algo sempre novo.
Pedro obedeceu à ordem do Mestre, lançou as redes novamente, obteve resultados extraordinários, reconheceu sua pecaminosidade, e sua biografia é prova do que alguém que segue Jesus pode fazer. Sejam quais forem as dificuldades e desafios, vamos lançar as redes. Os resultados serão alcançados pelo mesmo poder que atuou para que Pedro e seus companheiros tivessem uma pesca maravilhosa.
Leia também: Êxodo 4:10-17; Salmos 8:6, 8; Isaías 6; Daniel 10; João 21:1-14; Atos 2, 10:9-48
Sugestões para Discussão em Grupo
Em que áreas nos sentimos mais pressionados por resultados?
Como os resultados que obtemos refletem nossa obediência a Cristo?
Sugestão de Oração
“Senhor Deus, pedimos que nossas disposições para ‘lançar as redes’, em obediência à Tua Palavra, sejam renovadas! Em nome de Jesus oramos! Amém!”
(11) 5090-0447
cbmoema@cbmoema.com.br