N.19 - O ENTUSIASMO INICIAL DE JESUS
Texto Bíblico: Lucas 4.14-15
Meditação
Jesus novamente é apresentado como, “cheio do Espírito Santo”, assim começa esse trecho do evangelho de Lucas. Jesus está em um mundo cheio de desafios e diante desse contexto e andará pela Judéia pregando a palavra. Esse também é o nosso desafio conhecer o nosso tempo e levar a palavra até os lugares que Deus nos levar.
O pluralismo surge como resposta a um mundo onde a igreja era quem ditava o certo e o errado. Com isso essa ideologia vem com uma proposta de liberdade, não controlada pelo dogma. Pelo contrário, uma sociedade que está disposta a submeter os dogmas e pensamentos a um exame crítico.
Assim vemos o início do processo de secularização que ocorreu nos países desenvolvidos especialmente Europa Ocidental e Estados Unidos e também se propagou em parte dos países subdesenvolvidos. A bíblia saiu do centro e o relativismo junto com suas ideologias tomaram seu lugar. E essa realidade tem se espalhando para o restante do mundo. Tanto que isso já é uma realidade nos lugares mais desenvolvidos do Brasil.
Um dos valores dessa sociedade é uma ética pragmática que exclui princípios engessamento. Essa não apenas uma realidade algo fora da igreja, muitos cristãos de boas igrejas, têm perdido o seu senso de ética de certo e errado.
Não vivemos mais na era moderna, vivemos o pós-modernismo, onde a humanidade se diz mais evoluída e capacitada. O que a igreja não pode se esquecer é que esse mundo é tão hostil ao evangelho quanto em outros tempos. As questões discutidas são diferentes, mas a hostilidade para com as Escrituras não mudou em diminuiu nem um pouco.
Com isso temos o desafio de não abandonar verdades inegociáveis, como o fato que Deus revelou a verdade por meio de Cristo e Ele é o amago do evangelho, a palavra de Deus é a verdade imutável. Ao mesmo tempo sabermos que a sociedade moderna nos proporciona desafios criativos para o testemunho cristão.
Diante disso, temos a pergunta: Qual a melhor forma de testemunhar Cristo em uma sociedade pluralista que considera a verdade relativa? Não podemos sucumbir diante deste desafio, precisamos ter a humildade e respeito para não impor o evangelho de goela abaixe e nem sermos aqueles amigões que aceitam tudo. Stott nos deixa um último encorajamento diante desta sociedade “precisamos nos manter firme no meio de uma comunidade que é construída sobre areia movediça. ”
Leia também: Dt. 8.3; 4.10-11; Sl 91.11-12; Dt 6.16; Is 61.1-2; Dt 6.16
Sugestões para Discussão em Grupo
Sugestão de Oração
Senhor, nos ajude a termos a coragem de por onde irmos, pregarmos a palavra. Nos ajude a conhecer as necessidades do nosso tempo e assim apresentar as verdades do evangelho, nos perdoe as vezes que omitimos as tuas verdades. Somos gratos pelo privilégio que é compartilhar a tua palavra, nos ajude a fazer isso cheios do Espírito e na coragem do Senhor.
(11) 5090-0447
cbmoema@cbmoema.com.br