N.20 - O TEMPO DO FAVOR DO SENHOR
Texto Bíblico: Lucas 4.16-20
Meditação
Esse relato do começo do ministério de Cristo, diz muito sobre as oportunidades e os desafios que teremos no ministério da Palavra, pregar o evangelho é um desafio que passa também pelo público que recebe.
Não podemos olhar para essas oportunidades com um fardo ou algo que nos sufoca. Não se pode olhar a o mandamento de Cristo como uma simples lei, porém como parte viva deste evangelho libertador. Quando vemos os relatos de Atos, vemos a missão como uma explosão de alegria, pelo fato que o Cristo
rejeitado e crucificado, ressuscitou e está vivo. Vemos o relato de Paulo em 1 Coríntios 9.16 “Ai de mim se não pregar o evangelho!”, como um reflexo de gratidão e não um fardo de obrigação.
Como isso gostaria de fazer duas perguntas: Se essa é nossa cultura, o que vamos fazer? Como vamos transmitir o evangelho para uma sociedade pluralista, relativista e situacional?
O pós-modernismo não resolveu a busca por sentido interior que existe dentro do ser humano, todos buscam por um sentido maior para sua existência. E muitos tem clamado desesperadamente em alta voz. D. A. Carson acrescenta sua experiência com essas pessoas: “Mesmo com todos os benéficos materiais, ainda existe uma fome espiritual. Em quase todas as partes do mundo, os estudantes permanecem longo tempo depois das palestras para conversar comigo e suplicar respostas para suas vidas estéreis. [...] Posso imaginar a expressão dos remetentes quando leio as centenas de cartas que me enviam confessando vidas desperdiçadas e corações vazios. ”
Outra grande oportunidade que temos é o anseio por vida em comunidade. O desenvolvimento das tecnologias fez com que as pessoas encontrassem suas comunidades. Devemos nos apresentar como uma comunidade que está disposta a acolher e amar os mais diversos tipos pessoas. Somos caracterizados pela unidade em diversidade, onde tanto o indivíduo como o coletivo são valorizados.
Essa é a sociedade diante de nós e os nossos desafios de apresenta o evangelho com ousadia.
Leia também: Salmo 2.7; Isaías 42.1; Mateus 12.18; Mateus 17.5; Colossenses 1.13
Sugestões para Discussão em Grupo
Sugestão de Oração
Senhor, ao olharmos para o teu ministério, somos encorajados a viver uma vida que seja um reflexo da tua. Nos ajude a lidarmos com a perseguição e negação ao evangelho, porém que isso não tire a nossa coragem que pregar o evangelho do Senhor.
(11) 5090-0447
cbmoema@cbmoema.com.br