N.012 - A Vida que Vem do Alto

A Vida que Vem do Alto

André Gava

João 3.31-36

 

Meditação

“O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar.”

Clarice Lispector

 

Creio que João, o Evangelista, concordaria com o diagnóstico de Clarice Lispector. As inquietações e limitações de Nicodemos e dos discípulos de João Batista sobre Jesus e a razão de Sua encarnação – curar a alienação humana em relação a Deus – dão prova disso.

Nicodemos, alguém plenamente conhecedor dos muitos ritos de passagem dentro do judaísmo, enfrenta enorme dificuldade para compreender que “nascer de novo” trata-se exatamente disso: uma transição. Eficaz, sem dúvida, ao transportar definitivamente o pecador remido e justificado pela graça de Deus mediante a fé em Jesus, da escravidão do reino dos homens para a liberdade do Reino do Filho Amado. Evidente... Só que não...

Os discípulos de João Batista, mesmo tendo sido alertados por ele sobre si e sua missão, não compartilham de sua tranquilidade e alegria diante do meteórico protagonismo do verdadeiro Messias, o Senhor Jesus. Precisam ser relembrados e apresentados ao óbvio com uma ilustração que, apesar de belíssima, é bem singela: “Não sou o noivo! Mas me alegro por ele e festejo com ele, afinal somos amigos!”. Mais obviedades.

Por isso mesmo, João, o Evangelista, fecha o capítulo 3 sumarizando as implicações das mensagens de Jesus a Nicodemos e de João Batista aos seus discípulos.

A primeira é que a realidade do Deus encarnado na terra não garantiria a aceitação da mensagem divina por todos os homens. A autossuficiência humana, fosse humanista ou religiosa, continuaria mantendo o homem alienado do óbvio.

Essa triste constatação implode a lógica falaciosa dos que afirmam que creriam em Deus, caso pudessem vê-lo ao vivo e em cores, no presente. Mesmo no futuro Reino Milenar, quando Cristo reinar corporalmente neste mundo, muitos O verão e mesmo assim ainda se voltarão contra Ele, no final. Apesar da farta oferta de possibilidades para que o óbvio seja visto, grande parcela da humanidade permanecerá com seu punho levantado contra Deus até o Juízo Final. Sobre esses, João afirma que a ira de Deus já está colocada. Ela só não foi executada ainda porque Deus é extremamente longânimo e misericordioso.

Felizmente, por outro lado há aqueles que acolhem a mensagem de salvação da parte de Deus, e pela aceitação dessa mensagem têm confirmado em seus corações e mentes o testemunho da Sua veracidade.

Para João, o Evangelista, os que aceitam esse testemunho são claramente os membros genuínos da Igreja de Cristo; aqueles que, ao receberem o testemunho de Jesus, são marcados definitivamente pelo Espírito Santo para o desfrute da vida eterna com Deus, sendo completamente removidos do foco da Sua justa ira vindoura.

A Verdade pode salvar (que maravilha!) todo aquele que se propõe a considerar o óbvio.

 

Leia também

Isaías 52.13 a 53.12; Mateus 11.27; 12.18; Marcos 16.16; Lucas 4.18; João 1.10-12, 14-16; 11.25-26; Romanos 1.17-18; Efésios 1.13-21

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • No que consiste a salvação ofertada por Deus a nós? Será apenas uma passagem para o Céu? Quais as implicações da sua resposta?
  • Por que tantas pessoas resistem à salvação oferecida por Deus?

 

Sugestão de Oração

“Pai de Amor, causa da minha fé; Jesus amado, Perfeito Irmão, provedor da minha fé; Doce Espírito, Autenticador da minha fé. A Ti, Único, Trino e Verdadeiro Deus, exalto pela nova vida que me deste! Que Tua salvação se veja claramente em mim como testemunho fiel de Teu amor, enquanto cumpro minha jornada em meio aos homens. Em nome de Cristo, o Rei dos Reis. Amém.”

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.