N.014 - Nova Vida, Novos Conceitos

Nova Vida, Novos Conceitos

André Gava

João 4.27-38

 

Meditação

ÁGUA VIVA • Vento Livre

Guilherme Kerr Neto & Jorge Camargo

 

Quem beber da água que eu lhe der

Jamais terá sede de novo

Pois a água que eu lhe der será

Uma fonte a jorrar para a vida eterna

Pois minha água é vida

 

Quem vier a Deus e O adorar

Terá que fazê-lo em verdade

Muitas coisas deixará pra trás

A fim de encontrar a realidade

Pois minha água é vida

 

Você já reparou como Deus é especialista em usar um único evento para alcançar vários propósitos? É isso que ocorre quando os discípulos encontram Jesus conversando com a samaritana, ao voltarem com alimento, de Sicar. A partir desse acontecimento, enquanto por um lado uma nova vida floresce, por outro novos conceitos terão que ser forjados.

A mulher samaritana, alcançada pelo amor de Jesus e transbordando esperança, já não consegue se conter. Por que deveria?

Saciada pela água viva, deixa a água do poço para trás. Corre de volta à cidade para testemunhar sobre o Messias. Seu convite e pergunta “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?” não expressavam dúvida sobre Jesus! Antes foi a estratégia humilde, inteligente e possível para que ela, com seu histórico, vivendo naquele contexto, pudesse testemunhar sobre sua nova fé e ser ouvida.

Isso não é maravilhoso? Sua dor havia sido curada; a tristeza dera lugar à alegria; o desespero, vencido pela esperança; a autocomiseração substituída pela compaixão e o medo, aniquilado pela coragem! A fonte de água viva jorrava fartamente dela, de dentro para fora. A razão de seu encanto era irresistível...

Quanto aos discípulos, invariavelmente preocupados com o que comer, cheios de pressuposições sobre as prioridades e o decoro adequado para Jesus, o que lhes aguarda da parte do Mestre é uma “aprumada daquelas”, válida para qualquer pessoa que se digne chamar-se seguidor de Cristo: a prioridade dos que já  vivem no Reino de Deus é lutar pelo resgate de todos os que ainda são escravos no reino dos homens, homens e mulheres provenientes de todas as etnias e estratos sociais.

Não deixa de ser curioso que, conquanto os discípulos de Jesus tenham passado por Sicar sem causar qualquer impacto, a samaritana, a despeito de seu passado, agora redimida tenha jorrado graça e frescor de Deus ao regressar à cidade, o contexto de sua dor e solidão. Muitos samaritanos que afluíram em direção a Jesus, prontos para a colheita, foram fruto do testemunho daquela mulher.

Naquela ocasião, ela foi a grande ceifeira. Os conceitos dos discípulos de Jesus precisavam (precisam?) mudar...

 

Leia também

Isaías 52.7; Mateus 28.18ss; Lucas 2.29-32; Atos 1.1-11; Efésios 1.7-10.

 

 Sugestões para Discussão em Grupo

  • Suas prioridades de vida têm sido balizadas pelas prioridades determinadas por Jesus para os seus seguidores?
  • Como podemos ser eficazes na transmissão do frescor e graça do Evangelho em nossos relacionamentos (com e sem pandemia)?

 

Sugestão de Oração

“Senhor, faça de mim instrumento de Tua paz, amor, perdão e esperança! Que meus relacionamentos sejam marcados pelo frescor da Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.”

 

Ouça as músicas!

Álbum Vento Livre disponível no...

 iTunes: https://music.apple.com/br/album/vento-livre/1346792634?l=en

 Spotify: https://open.spotify.com/album/4JbMaCyMl0zC334cVQv0ox?si=-wvnkkbHQAKBV-1fzBSZeg

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.