N.020 -  Como receber a vida

Como receber a vida

Felipe Nunes

João 5.30-47

 

Meditação
O texto acima fala das testemunhas que viveram ao lado de Cristo durante seu ministério terreno, mas também inclui as que atravessaram a história da igreja no passado. A nós é dado o mesmo desafio nos dias de hoje.

A igreja não vive mais na era moderna, mas na pós-modernidade, onde a humanidade diz-se mais evoluída e capacitada. O que a igreja não pode esquecer é que este mundo continua tão hostil ao evangelho hoje, quanto o foi em outras épocas. As questões discutidas podem ser diferentes, mas a hostilidade para com as Escrituras não mudou nem diminuiu.  Testemunhar continua sendo nossa responsabilidade nos tempos atuais.

Diante de uma sociedade pluralista e de uma ética pragmática, situacional e relativa, começa-se a ver alguns problemas desse pluralismo ideológico. Um dos problemas é que o relativismo não fornece uma fundação sólida para uma sociedade segura e ordeira. Se cada um fizer o que bem entender, as avaliações do certo e errado, não terão padrões nem leis balizadoras.

Além disso, hoje somos, por vezes, omissos no testemunhar de Cristo, o que é chamado por alguns de “cristianismo domesticado”, ou seja: Cristo é uma das respostas que pode ser pregada entre todas as outras, mas não como a Verdade absoluta. Newbigin acrescenta:

“Somente o que pode resistir sob o exame crítico do método científico moderno pode ser ensinado como fato, como verdade pública: o resto é dogma. A pessoa é livre para promovê-lo como crença pessoal, mas afirmá-lo como fato é simplesmente arrogância.” 

Junto a isso, vê-se um declínio do cristianismo e um aumento das alternativas religiosas.

Essa situação desafia os cristãos a não abandonarem verdades inegociáveis, como o fato de que Deus revelou a verdade por meio de Cristo ou o fato de que Ele é o âmago do evangelho, ou ainda que a Palavra de Deus é verdade imutável. Ao mesmo tempo, sabe-se que a sociedade moderna nos proporciona desafios criativos para o testemunho cristão. Diante disso, temos a pergunta: Qual é a melhor forma de testemunhar Cristo em uma sociedade pluralista que considera a verdade relativa? Não devemos sucumbir diante desse desafio, é necessário ter humildade e respeito para não impor o evangelho “goela abaixo”, mas também não podemos ser “aqueles amigões” que aceitam tudo. Stott deixa um importante encorajamento aos cristãos: “precisamos nos manter firmes em meio a uma comunidade que é construída sobre areia movediça.

Textos como esse, nos encorajam, e nos levam a enxergar as grandes oportunidades que temos diante da nossa sociedade. É assim que devemos olhar a cultura, como oportunidades dadas por Deus para testemunharmos de forma ousada e corajosa.

Leia também

Marcos 5.19; 1João 5.10; João 8.14; Colossenses 3.23; Filipenses 1.27-30; 1Coríntios 11.1-2

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como a história da igreja afeta seu testemunho hoje?
  • Como somos omissos em nosso testemunho?

 Sugestão de Oração

Senhor, obrigado por nos permitir testemunhar sobre o teu evangelho. Grato, pois, isso só ocorre após um encontro real e pessoal contigo. Dê-nos oportunidades para demonstrarmos a vida que há em Cristo e assim influenciarmos outros.

Revisão 04/06/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.