N.29 - LUZ DA VIDA, LUZ DO MUNDO!

N.29 - LUZ DA VIDA, LUZ DO MUNDO!
 

Texto Bíblico: João 8.12-59

Meditação

Uma característica importante da Festa dos Tabernáculos era a iluminação de lâmpadas gigantes na corte das mulheres no templo. As mechas eram feitas com as roupas velhas e sem uso dos sacerdotes. A luz iluminava a área do templo e as pessoas se reuniam para cantar louvores e dançar. A luz lembrava o povo judeu como Deus estivera com eles em suas andanças pelo deserto, em uma coluna de nuvens que se transformava em fogo durante a noite.

Em seu discurso iniciado no v.12, Jesus continua seus ensinamentos públicos no templo, em Jerusalém. Quão apropriado foi que, durante a Festa dos Tabernáculos, quando essas grandes lâmpadas estavam
acesas, Jesus tenha afirmado: Eu sou a Luz do mundo. O mundo está nas trevas, um símbolo do mal, pecado, escravidão, ignorância e engano, enquanto “Luz”, nas Escrituras, é um símbolo de Deus, Sua santidade e a Verdade que dEle emana.

Ao afirmar ser “a Luz" Jesus reivindica para si uma condição singular e inusitada: ele não é mais uma luz ou uma luz entre outras luzes. Ele é a única luz, "a verdadeira luz" para o mundo inteiro (não fosse tal
afirmação verdadeira, certamente figuraria entre as mais descabidas e pretensiosas já ditas na História, se não a maior entre elas).

Mas nem todo mundo gosta da luz. As trevas são convenientes para todos aqueles que encontram conforto em ser, eles mesmos, a régua com que se medem. Por sua vez, a Luz Verdadeira sempre revela a imprecisão das réguas humanas (nem todo mundo gosta de ter sua régua mentirosa exposta). Os fariseus, orgulhosos de seu pedigree étnico-religioso, seguros (pelos seus critérios) de que eram os melhores espécimes humanos diante do Criador, exemplificam essa tragédia da alma envolta em trevas, especialmente quando reagem mal à afirmação de Jesus sobre Sua unidade com o Pai...

Quando Jesus disse: “Quem me segue”, ele se referiu a quem crê e lhe obedece. Jesus estava falando de salvação. Ele estava falando de gente arrependida, perdoada, libertada e resgatada das trevas. Gente que antes era cega, mas agora pode ver.

Vir até Cristo para a salvação resulta em um tipo de vida diferente, marcado pela iluminação que expõe a mentira do mundo. É isso que significa, de verdade, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”, com todas as suas implicações a reboque...

Uma pessoa realmente crente, iluminada por Cristo, arrependida e perdoada de seus pecados nunca andará nas trevas, isto é, não viverá nelas. Ela, além de não permanecer no reino do mal e na ignorância por ter Cristo como sua Luz e salvação, torna-se reflexo da Verdadeira Luz e porta-voz da salvação.*

Leia também
Números 9:5-23; Salmos 36.9; Isaías 9.2; Mateus 4.16; 27.45; João 1.4, 5, 9; 3.19; 10.4-5; 12.26, 35; 46; 21: 19-20, 22


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Quais são as formas mais frequentes de resistência à Luz de Cristo? Como podemos combatê-las?
     

Sugestão de Oração

Senhor Jesus, Luz Bendita que ilumina nossa mente, coração e caminhos a Ti e nossa jornada neste mundo; Tu afirmaste que somos a luz do mundo. Que nossa luz seja verdadeiro relfexo de Tua Luz para que as trevas sejam dissipadas e muitos pessoas ao nosso redor sejam alcançados por Tua salvação. Oramos em Teu Nome. Amém!

*Adaptado: The Bible Knowledge Commentary.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.