N.45 - A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS

N.45 - A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS
 

 

Texto Bíblico: Lucas 8:19-21


Meditação

“O que você pode fazer para promover a paz mundial? Vá para casa e ame sua família!” A frase atribuída a Madre Teresa de Calcutá revela a dimensão do relacionamento familiar na existência humana. Definir o que é família tornou-se algo cada vez mais complexo, mas não à luz da Palavra de Deus. Aliás, a mentalidade dos nossos dias tem apelado cada vez mais à validade do argumento das ‘construções sociais’, em detrimento dos vínculos genéticos, e também, principalmente, dos ‘conceitos judaico-cristãos’ de família.

Jesus teve uma parentela humana, e certamente viveu os desafios que são comuns a todas as outras. Quando Ele foi procurado por sua mãe e irmãos, no episódio narrado por Mateus, Marcos e Lucas, não se sabe ao certo o que motivou tal iniciativa. O que se sabe é que o Mestre nunca foi apoiado em seu ministério por seus irmãos. É bem provável que o tenham procurado na tentativa de livrá-lo dos constrangimentos da exposição pública, temendo que estivesse fora do juízo normal. As intenções eram as melhores, não há dúvida, mas ao ser avisado que sua mãe e irmãos queriam vê-lo, Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam”.  

O Mestre não tinha por objetivo desonrar sua família. E não há dificuldade para entender o ensino que acompanha suas palavras. Quem atende ao chamado de Cristo e se achega a Ele, no cumprimento de sua vontade, torna-se parte de sua família. Ou seja, não importa quantas orações sejam feitas, quantos louvores sejam cantados, quanto jejum seja feito, sem obediência não haverá proximidade de Deus. Um teólogo disse que algumas pessoas se sentem próximas de Deus quando leem a Bíblia, oram, ouvem certo tipo de música, contemplam a natureza ou se sentam em uma grande catedral, mas não se dão conta de que isso necessariamente não as faz próximas de Deus.

No conjunto do relato de Lucas o que se observa com este episódio é que a ênfase continua voltada para a obediência. Na família de Deus não há nepotismo, carteiradas, privilégios ou influências por critérios humanos.

Todos quanto têm levado a sério as mensagens de Jesus, e as têm traduzido em vidas ricas de frutos para a glória de Deus, pertencem à família espiritual, uma família muito mais importante que qualquer família meramente física poderia esperar ser.¹

Parafraseando Madre Teresa, o que você pode fazer promover a paz mundial? Vá para a igreja, ouça a Palavra de Deus, faça dela sua prática, e ame sua família (inclusive de fé)!

 

Leia também: Lucas 9:59-61; 14:26; Efésios 3:15; Tiago 1:22-23.


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Quão próximos nos sentimos de Deus? Por quais razões?

  • O que nos faz família de Deus?


Sugestão de Oração

“Senhor Deus, agradecemos porque um dia, em Cristo, nos tornamos parte de Tua família. Ajuda-nos a vivermos atentos à Tua Palavra! Em nome de Jesus, Teu Filho, oramos. Amém!”

 
¹Hendriksen, p. 582

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.