N.42 - MUITO PERDÃO E MUITA GRATIDÃO

N.42 - MUITO PERDÃO E MUITA GRATIDÃO
 

 

Texto Bíblico: Lucas 8.1-3
 

Meditação

Gratidão é uma das características dos filhos de Deus, um dos relatos mais impactante é o leproso que volta para agradecer, um dos relatos que mais nos ensinam sobre gratidão. Ao dar glória a Deus em alta voz, demonstra que via a mão de Deus na cura, e que estava disposto a deixar todas as pessoas saberem acerca dela. Quando chegou a Jesus, agiu em humildade, prostrando-se em homenagem enquanto agradecia ao Mestre.¹

A gratidão deste homem foi além da emoção, fez com que ele tivesse uma atitude e voltasse para agradecer a Jesus. Provavelmente entre aqueles leprosos havia judeus, pois, no caso de leprosos, eles desconsideravam a rivalidade e tinham que viver juntos. O evangelista Lucas faz questão de enfatizar que aquele leproso que havia voltado era samaritano.

Com a volta do samaritano, vemos em Jesus uma espécie de decepção e isso é expresso em suas três perguntas: (1) “Não foram dez curados?” (2) “Onde estão os outros nove?” (3) “Somente um estrangeiro retornou para louvar a Deus” (Lc 17. 17-18 NVI). É possível que os outros estivessem muito felizes com a cura, motivo pelo qual não voltam para agradecer. esse comportamento realmente mostra o coração deles.

Mesmo diante da ingratidão dos outros nove, Jesus se compromete a honrar a atitude do Samaritano, para quem a cura foi além do físico. O espiritual dele foi curado. Kistemaker, aponta a diferença religiosa e uma diferença de fé que havia entre o samaritano e os outros leprosos:

Os nove leprosos tinham como certa a benção da cura. Esses nove tinha recebido instrução religiosa desde criança, e ainda assim não voltaram para Jesus mesmo quando ouviram os louvores dos samaritano e viram-no retornando para Jesus. Os samaritanos tinham apenas os cinco primeiros livros do antigo testamento como sua Bíblia, e, portanto, a instrução religiosa para eles era insuficiente e incompleta. No entanto, esse estrangeiro, como Jesus chamou, teve a decência de voltar até ele com louvores de júbilo e ações de graça. Jesus então instruiu o samaritano a levantar-se e ir até o sacerdote, pois ele disse: “Sua fé o curou”. Ele curou essa possa por causa da sua fé e, portanto, o declarou curado espiritualmente também. Os nove judeus foram curados fisicamente, mas não espiritualmente, enquanto o samaritano, além das benções do corpo restaurado, recebeu o dom da salvação.²

Percebe-se a diferença entre o samaritano e os outros leprosos. Novamente o gentio mostra maior facilidade de não apenas reconhecer Jesus, mas de amar e reconhecê-lo como quem Ele realmente era, o Messias.


Leia também: Tg 1.22; Mt 7.24-27; Sl 15.1-5; 1Jo 3.10; Mt 15.8

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como tem sido nossas atitudes de gratidão?


Sugestão de Oração

Senhor, nos ensine a gratidão, que nosso coração seja grato diante do Senhor e daquilo que o Senhor faz por nós. Obrigado por ser um Deus que intervém na história e cuida de nós. Nos perdoe as vezes que não agradecemos ao Senhor.


¹KISTEMAKER. pp.214.
²KISTEMAKER. pp.214.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.