N.50 - O HOMEM DAS HISTÓRIAS

N.50 - O HOMEM DAS HISTÓRIAS
 

Texto Bíblico: Lucas 9.7-9
 

Meditação

A verdade está lá fora.
ARQUIVO X


Uma pessoa de vez em quando tropeça sobre a verdade, mas na maioria das vezes se levanta e continua andando.
SIR WINSTON CHURCHILL


A VERDADE ESTAVA LÁ FORA e continuava a assombrar a dinastia herodiana, apesar de suas muitas manobras para manter-se no poder e livrar-se de seus adversários...

O brutal Herodes I, também conhecido como Herodes, o Grande, habituado à degola de esposas, filhos e quem mais precisasse como estratégia de autopreservação, foi aquele sujeito que, décadas antes, movido por idolatria ao poder, malignidade, paranoia, desespero e crueldade, tentou eliminar a Verdade no berço, assassinando os infantes de Belém. Foi tudo muito trágico, conquanto absolutamente inútil...

A Verdade, nascida na Judéia, sobrevivera à perversidade e conspirações do maligno e velhaco Herodes, exilada no Egito (como uma bela recapitulação da existência da nação de Israel, introduzindo Jesus como o Israel ideal de Deus)¹, regressara à Palestina após sua morte para florescer em graça e poder na Galiléia, território agora comandado pelo filho, Herodes Antipas, um indivíduo imoral, desafeto mortal e assassino de João Batista. Esse último, por sua vez, primo de Jesus, foi arauto do Seu ministério de sinais e prodígios, especialmente evidenciado, naquele momento da história, pelo ministério dos primeiros discípulos.

Sim... havia histórias e mais histórias sobre Jesus, ao ponto de Antipas inquietar-se sobre o significado de toda aquela efervescência em seu feudo; a fim de querer saber, afinal de contas, quem era Jesus?

Porém, tragicamente, a perturbação de Antipas com a Verdade não buscava a verdade. Seus receios não fluíam de um coração sendo despertado a partir dos fatos, mas de alguém que se via ameaçado por eles: “João está morto! Eu o decapitei! Sobre quem esse povo está falando, afinal? Quem é esse Jesus?”. Parece que poucas coisas são tão eficientes na promoção da cegueira, medo e ruína pessoal quanto a vaidade e a sede pelo poder.

É inapropriado supor que Herodes fosse ignorante sobre a cosmovisão judaica e suas promessas messiânicas. Diante das histórias que associavam Jesus ao ministério de proclamação de João Batista, de advertência, sinais e prodígios de Elias e, provavelmente, o ministério profético de Moisés, Herodes estava trombando com a Verdade. Porém, como já mencionando em outra reflexão², não é pela ausência de evidências que os homens não se rendem a Cristo, mas pela dureza de seus corações.

A Verdade está lá fora. Está aqui. Está aí. Foi revelada! Está em todo lugar para quem quiser ver: Quem é Jesus? Deus. É só tudo isso. O resto é papo-furado.

 

Leia também: Mt 14.1-2; Mc 6.14-15


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como as histórias a respeito de Jesus encorajam você em sua caminhada?
  • Qual é sua história preferida sobre Jesus? Por quê?


Sugestão de Oração
Senhor, obrigado por revelar-se na história e resgatar a minha história. Ajude-me a continuar discernindo Teu amor e a seguir sendo fortalecido e animado por Tua graça. Amém!

 

¹PINTO, Carlos O. FDNT. p.39. 2008.
²Bem-vindo à Nova Vida, nº 56

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.