N.47 - A GRANDE LIBERTAÇÃO

N.47 - A GRANDE LIBERTAÇÃO
 

Texto Bíblico: Lucas 8:26-39


Meditação

A possessão demoníaca é uma realidade mal compreendida sob muitos aspectos. Para começo de conversa é sempre bom lembrar da natureza espiritual da humanidade. Como disse Chardin¹, somos seres espirituais vivendo uma experiência terrena, e não seres terrenos vivendo uma experiência espiritual.

Quando Jesus se referiu ao Seu Reino como algo que não era deste mundo não quis com isso estabelecer separação, mas um princípio de consolidação de Seu governo por um poder espiritual superior a tudo, inclusive demônios.

Ações demoníacas eram conhecidas no mundo helenístico, ao qual pertenciam os leitores do Evangelho de Lucas. O fato narrado pelo texto bíblico em questão aconteceu em um lugar de predominância gentílica, o que sempre remete os estudiosos à conclusão de que o futuro da igreja estava em perspectiva. Tal ponto de vista é compreensível já que Lucas enfatizou a salvação do gadareno, em um contexto de destruição e medo.

Mas o que é evidente na narrativa é o sofrimento imposto pela dominação demoníaca, uma vida que ninguém quer viver – indignidade pessoal (nudez), isolamento social, relegado a um lugar impuro (entre tumbas), descontrole, grande força, e reconhecimento da identidade do Cristo. 

Os exorcistas judeus costumavam ‘pedir os nomes dos demônios’, para demonstrar sua autoridade. Jesus demonstrou seu poder, muito além desse costume, e os repreendeu as forças do mal com absoluta simplicidade.

Nolland afirma que a concordância de Jesus com o pedido dos demônios incomoda os leitores modernos do texto, especialmente à luz do destino dos animais. Na perspectiva judaica da história, no entanto, os porcos não tinham valor. Relegar os demônios àquela condição era o mesmo que atribuir a eles completa irrelevância.

Após a intervenção de Jesus a condição do gadareno mudou drasticamente, e esse contraste é notório. Ele se sentou aos pés de Jesus, como um discípulo (condição enfatizada pela palavra na língua original), vestido, em sã consciência. Só mesmo pelo poder do alto isso seria possível. 

A transformação milagrosa, ao invés de causar alegria, resultou na verdade em indignação e medo. Por superstição, ou pelo impacto econômico, o povo da região suplicou que Jesus fosse embora.

Darby enunciou bem esse contexto, que é atual, quando disse que o mundo implora que Jesus vá embora, desejando seu próprio bem, que é mais perturbado pela presença e poder de Deus do que por uma legião de demônios.

Que história! Que grande libertação! 

 

Leia também: Isaías 14:14; Atos 16:17; 26:18; Romanos 10:7; Apocalipse 9:1-3; 11:7; 17:8; 20:1-3.


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Devemos lembrar sempre da predominância da nossa natureza espiritual, assim como da autoridade de Cristo sobre ela, e sobre todas as coisas.

  • Não podemos esquecer da ação constante e incansável de Satanás para dominar pessoas e afastá-las das verdades eternas.


Sugestão de Oração

“Deus, agradecemos por termos alcançado tão grande libertação em Cristo! Amém!”


¹Pierre Teilhard de Chardin, padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês (Wikipedia)

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.