N.48 - A FÉ QUE A GENTE QUER TER

N.48 - A FÉ QUE A GENTE QUER TER
 

Texto Bíblico: Lucas 8:40-56


Meditação

“Ou Deus quer abolir o mal, e não pode; ou ele pode, mas não quer; ou ele não pode e não quer. Se ele quer, mas não pode, ele é impotente. Se ele pode, e não quer, ele é cruel. Mas se Deus tanto pode quanto quer abolir o mal, como pode haver maldade no mundo?”

Jesus nunca perdeu tempo com questionamentos como este, de um filósofo grego. Seu objetivo era anunciar o Reino.

Em um episódio tocante, o Mestre se dispôs a ir à casa de um importante líder de sinagoga, para curar sua filha, mas foi ‘impedido’ por uma multidão. No meio dela, uma mulher tão desesperada quanto determinada tocou-lhe as vestes.

Com riqueza de detalhes, a começar pela menção do tempo (doze anos) de sofrimento, a doença da mulher que sangrava é rica em significados. Afetava o aparelho reprodutor, de importância intrínseca para a identidade feminina. Um mal que ameaçava a possibilidade de gerar vida. Aflição de ordem física, emocional e espiritual, vez que pela Lei Mosaica, ao sangrar, fazia-se impura, assim como também aos que com ela tivessem contato. Não fosse tudo isso o bastante, a vergonha e o sentimento de exclusão só não a impediram de estar no meio de tanta gente, porque, provavelmente, ela não era conhecida das pessoas que a rodeavam.

O problema maior do sofrimento está nos seus desdobramentos. O padecimento nas mãos dos médicos, como mencionado no Evangelho, ilustra bem os dissabores dos tratamentos aos quais ela já havia se submetido, muito similares à feitiçaria. Talvez impregnada por essa mentalidade ritualística, com uma fé ‘imperfeita’, ela tenha se aproximado de Jesus, pensando em tocar as vestes do Mestre à espera de um milagre, que aconteceu, em tempo real, tanto na cura, quanto na percepção divina do feito.

O rosto do Filho de Deus então se dirigiu à mulher, chamando-a à autoria da sua ação. A resposta tímida deixou claro que não fora o toque a causa da cura, mas a fé. Quantas pessoas se decepcionam com o verdadeiro Evangelho, por ser ele ‘tão somente’ pela fé. Em um mundo de espetáculos elas não querem a cura apenas, querem o show, não desejam o perdão, precisam merecê-lo por obras de vaidade, não têm por objetivo glorificar a Cristo, e sim buscar suas próprias realizações.

Se sangramos, Cristo espera nosso toque. Mas Ele quer que compreendamos que o maior sangramento é o pecado, que tem feito a humanidade impura há milênios, ceifando vidas, desgraçando pessoas e sociedades, causando sofrimentos sem conta. Só Ele pode estancar em nós essa terrível doença. Basta tocá-lo com fé! Ou convidá-Lo para vir à nossa casa, como Jairo, cuja filha foi trazida à vida novamente, pelo mesmo toque!

 

Leia também: Salmos 146:7-9; Atos 5:15; 19:11-12; Romanos 10:9-10; 


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Em que situações ou áreas das nossas vidas estamos ‘sangrando’?

  • Temos nos aproximado de Cristo com fé para tocá-Lo?


Sugestão de Oração

“Deus, Todo Poderoso, Tu conheces cada problema que nos faz sangrar. Ajuda-nos a tocar no Teu Filho, com fé, para que sejamos curados! Em nome dEle, amém!”

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.