N.59 - O PODER DO NOME DE JESUS

N.59 - O PODER DO NOME DE JESUS
 

Texto Bíblico: Lucas 9.49-50
 

Meditação

O texto trata sobre cooperação e sobre o evangelho como aquilo que engloba tudo o que somos e fazemos. O evangelho e o poder do nome de Cristo guiam todos os aspectos da nossa vida a partir do momento em que olharmos para ele como aquele que muda os valores e ressignifica todas as coisas. Passamos a vê-lo não como o evangelho que salva e santifica a duras penas, mas como aquele que te convida a crer nele, e após essa entrega vem nos transformar em cada aspecto da nossa existência. O nosso coração e a nossa vida ganham novos significados conforme conhecemos e vivemos esse evangelho de forma profunda.¹

Sendo assim, o evangelho nos leva a avaliarmos nossa cultura da forma correta e com base na verdade que é imutável e não relativa. Porém o evangelho também nos leva a reconhecermos que não somos superiores por termos recebido a graça. O evangelho é o grande nivelador da sociedade que destrói qualquer vanglória com passagens como: “todos pecaram” (Rm 3.23), “não há nenhum justo se quer” (Rm 3.10), “em Cristo não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem ou mulher” (Gl 3.28).²

Vemos no evangelho dois fatores aparentemente distintos mas que em Cristo fazem total sentido juntos. O evangelho é pessoal e universal, Keller acrescenta sobre isso: “O Cristianismo é universal ao receber todo mundo, mas também é individual ao confessar que Jesus é o Senhor e a cultura e a etnia (ou qualquer outra identidade) não são. Os cristãos que descansam no evangelho exibirão convicção moral e compaixão com flexibilidade".³

Os nossos dons e talentos não são algo para usarmos apenas entre as quatro paredes de nossas congregações. Nossos dons e talentos dados por Deus devem ser vividos e aperfeiçoados em qualquer esfera da sociedade. O pastor Keller diz: “assim como Deus equipa os cristãos para a edificação do corpo de Cristo, também equipa todas as pessoas com talentos e dons para os vários tipos de trabalho, para edificação da comunidade dos seres humanos".*

Mais um equívoco que pode acontecer quando pensamos nessa dicotomização é o contrário do que foi dito até agora. Talvez alguns tenham a ideia errônea de que apenas os pastores ou líderes terão que prestar contas com relação a sua vocação. Todos os padrões morais revelados por Deus na Bíblia exigem de nós uma boa mordomia e aplicação desses princípios nos mais diversos ambientes. Não se refere apenas ao modo como as pessoas conduzem o casamento e a família, a vizinhança e a escola, ou os ministérios na igreja. Diz respeito também ao modo como conduzem cargos públicos, diretorias, trabalhos braçais, cargos de submissão etc.
 

Leia também: Ef 4.15-16; Rm 15.2; Marcos 2.1-12
 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como a cooperação e poder do nome de Cristo é visto em nossa vida?


Sugestão de Oração

Senhor, somos gratos pelo poder do teu nome, gratos pelo privilégio de sermos embaixadores do teu nome. Nos perdoe pelas vezes que não vivemos de acordo com esse nome e nos perdoe pelas vezes que o temor toma conta do nosso coração e não confiamos em ti.

 

¹KELLER TIMOTHY. p. 58
²KELLER TIMOTHY. p. 58
³KELLER TIMOTHY. p. 60
*KELLER & LEARY, TIMOTHY & KATHERINE. p. 63-64

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.