N.60 - O QUE JESUS NÃO PRECISA FAZER

N.60 - O QUE JESUS NÃO PRECISA FAZER
 

Texto Bíblico: Lucas 9.51-56
 

Meditação

O texto é claro em nos mostrar que o reino de Cristo não avançaria através da força, vemos a inversão de valor que Cristo sempre mostrou em seu ministério, o menor sendo o maior, o mais fraco sendo o mais forte. E agora vemos o ministério não avançando através de vinganças ou guerras.

Quando pensamos na história e sabemos que Cristo em sua morte e ressurreição foi o centro da biografia humana, e não apenas o centro, mas também o começo e o fim, podemos entender que a história encontra real significado vista pela lente de Cristo e não pela lente do poder.

Quando olhamos para o ministério de Jesus não vemos Ele impondo a fé para outros, muito pelo contrário, vemos claramente que a fé genuína não pode ser algo obrigado, antes deve vir de uma disposição interior que é dada por Deus de forma livre, e não pelo estado de forma engessada. Wayne Grudem acrescenta: “A verdadeira crença religiosa não pode ser imposta à força, seja por meio de fogo do céu, seja pelo poder do governo civil, e os cristãos não devem participar de tentativas dos governos de usar seu poder para obrigar as pessoas a apoiar e seguir o cristianismo ou qualquer outra religião".¹

A Bíblia nos relata a criação com ricos detalhes, assim vemos que somos criados por Deus. E no restante da Bíblia vemos que Ele não apenas nos criou, mas que Ele é um Deus Santo que trará santidade para aqueles que caminham com Ele (Lv 19.2). Assim vemos Deus como o padrão moral de qualquer sociedade.

Ao olharmos para isso vemos o claro defeito da visão pluralista secular que diz que devemos nossa existência às forças naturais que ocorreram pelo acaso. Com isso não existe padrão moral ou uma origem definitiva para as normas morais.

Em Cristo temos essa inversão de valores na história, aquele que é o maior veio, serviu e sofreu. Embora sendo importante fez–se servo de todos. Isto é totalmente oposto à maneira de pensar do mundo, no qual a valorização está relacionada a poder, reconhecimento, riqueza e status.

A partir do momento em que olharmos para o evangelho como aquele que muda os valores e ressignifica todas a coisas, passamos a vê-lo não como o evangelho que salva e santifica a duras penas, mas como aquele que te convida a crer nele, e após essa entrega vem nos transformar em cada aspecto da nossa existência. O nosso coração e a nossa vida ganham novos significados conforme conhecemos e vivemos esse evangelho de forma profunda.²
 

Leia também: Ef 4.15-16; Rm 15.2; Marcos 2.1-12
 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Em quais situações temos confiado mais na força do que no agir sobrenatural de Deus?


Sugestão de Oração

Senhor, somos gratos por nos ensinar sobre amor, paciência e cuidado com o próximo. Nos ensine a confiar em Ti e não agir apenas na nossa força e com o nosso senso de Justiça. Nos dê a sabedoria necessária para lidarmos com as oposições e os desafios da vida. Nos perdoe pelas vezes que não agimos dessa forma e nos ensine mais sobre os teus padrões, e que eles sejam vividos para tua honra e glória.


¹KELLER TIMOTHY. p. 58
²KELLER TIMOTHY. p. 58

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.