N.57 - DIFÍCIL DE ENTENDER

N.57 - DIFÍCIL DE ENTENDER
 

Texto Bíblico: Lucas 9.43b-45
 

Meditação

A compreensão do evangelho é uma tarefa espiritual, só olhando para o texto vemos a dificuldade natural do homem em compreender por si só quem é Cristo verdadeiramente. Vivemos em um mundo totalmente diferente para a comunicação do evangelho, porém com os mesmos desafios espirituais de outros tempos.

Antes, quando falávamos de evangelismo em nossa cultura, estávamos falando da conversão de católicos, pessoas devassas e povos não alcançados. E o cristianismo era quase que a única solução vista até pelos que não criam. Porém, hoje vivemos um mix onde cada um tem a sua resposta para a vida e elas não precisam ser coerentes ou verdadeiras pois cada um pode ter a sua resposta e sua verdade.

Vivemos o que alguns chamam de cristianismo domesticado, Cristo é uma das respostas, que podem ser pregadas como todas as outras, mas não como a verdade absoluta. Newbigin acrescenta: “Somente o que pode resistir sob o exame crítico do método científico moderno poder ser ensinado como fato, como verdade pública: o resto é dogma. A pessoa é livre para promovê-lo como crença pessoal, mas afirmá-lo como fato é simplesmente arrogância”.¹

Junto a isso temos um declínio do cristianismo e um aumento das alternativas religiosas. Stott nos explica que “uma das causas do pluralismo é a política liberal de imigração dos anos imediatos ao pós-guerra. Em consequência disso, a maioria dos países ocidentais hoje tem suas populações grupos étnicos consideravelmente grandes da África, Ásia, Oriente Médio, Caribe. Isso possibilita a todos uma rica diversidade cultural. Mas também leva a uma competição religiosa".²

Com isso temos o desafio de não abandonar verdades inegociáveis, como o fato de que Deus revelou a verdade por meio de Cristo e Ele é o âmago do evangelho, a palavra de Deus é a verdade imutável. E, ao mesmo tempo, sabermos que a sociedade moderna nos proporciona desafios criativos para o testemunho cristão.

Diante disso, temos a pergunta: Qual a melhor forma de testemunhar Cristo em uma sociedade pluralista que considera a verdade relativa? Não podemos sucumbir diante deste desafio, precisamos ter humildade e respeito para não impor o evangelho "goela abaixo" e nem sermos aqueles amigões que aceitam tudo. Stott nos deixa um último encorajamento diante desta sociedade, “precisamos nos manter firmes no meio de uma comunidade que é construída sobre areia movediça.”


Leia também: Mt 17.5; 2Tm 3.16; Mt 16.15-17

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como o Espírito Santo mudou a nossa compreensão sobre o evangelho?


Sugestão de Oração

Senhor, nós somos gratos por Sua revelação para as nossas vidas. Nos ensine a ver com clareza os teus desígnios para a nossa vida.


¹NEWBIGIN, LESSLIE.. p. 18
²STOTT, JOHN. p. 75

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.