N.73 - ONDE ESTÁ O TESOURO

N.73 - ONDE ESTÁ O TESOURO
 

 

TEXTO BÍBLICO: Lucas 12.13-34


MEDITAÇÃO

PRIORIDADES REVELAM VALORES que, por sua vez, revelam os afetos centrais do coração. O coração humano é uma fábrica de ídolos, alguém já disse, interessado que está em ver seus interesses sempre atendidos. Assim, o ímpeto de centrar a vida em torno de si e dos próprios desejos expõe o coração à ganância, uma vez que possuir é tido como o caminho para a autorrealização. Portanto, ainda que a Palavra de Deus jamais demonize os bens materiais, condena a devoção do ser humano às riquezas e sua real motivação: ter poder para controlar a própria vida.

Esse tipo de movimento do coração não ocorre da noite para o dia. É pensar que vai sendo formado aos poucos, fruto de afetos que não estão sendo biblicamente discernidos e tratados. Quando esse tipo de pensamento se revela é porque as disposições do coração já estão flertando há tempos com valores bem estranhos ao Reino de Deus. Daí a necessidade de se rever constantemente as prioridades diante do Senhor, como fez Davi (cf. 139.23-24). Simplesmente porque é o que se valoriza, e não o discurso, que revela o tipo de vida que se quer viver.

No capítulo 12, Lucas enfatiza o ensino de Jesus sobre a prioridade que Deus, Seu Reino e a eternidade devem ocupar na vida humana. É como se Lucas advertisse Teófilo, o destinatário da carta, dizendo: “Amigo, ordene sua vida de acordo com a única coisa que é eterna: DEUS. Não permita que a ganância pelo que é temporário te corrompa e afaste do tesouro eterno!” 

Mas, curiosamente, é justamente nesse momento que surge alguém na multidão com um pedido dissonante de tudo o que Jesus estava ensinando. Apesar da deferência inicial com que trata Jesus, “Mestre”, o tom usado é de comando, algo como “instrua e ordene meu irmão a me dar o que é meu por direito”; foi uma tentativa clara de dar uma “carteirada” com a autoridade de Jesus. O Senhor lhe nega o pedido com uma explicação simples, embaraçosa e didática: “Amigo, não estou aqui para julgar esse tipo de coisa. Minha prioridade é outra”. O enfoque de Jesus foi deixar claro que, diante da magnitude da chegada do Reino de Deus, questões como direito à herança deveriam ocupar um espaço periférico na vida de quem desejasse segui-lO. 

Jesus vê claramente o problema: a ganância do interlocutor revelava suas prioridades invertidas, centradas nele mesmo e seu bem-estar. Por esse motivo, a proposta da parábola do rico insensato instruindo contra todo o tipo de ganância: simplesmente porque a ganância se resume a um desejo insaciável de ter, para ter poder, para poder controlar.

O fato de o personagem da parábola já ser rico e seus campos produzirem de forma abundante não representa qualquer problema. Tampouco sua primeira pergunta “E agora, o que farei?”, diante da supersafra. O problema foi sua resposta à própria questão, cheia de vaidade, presunção, autossuficiência e tolice, revelando seu caráter ganancioso e avarento. Tudo era dele e para ele. Pior! Ele se ilude com a crença de que suas posses lhe garantiriam segurança, paz e prosperidade inatacáveis. Sua declaração resume o estilo de vida hedonista que ele planejava seguir e qual era o real lastro da sua segurança. 

Entretanto, Deus entra abruptamente em cena, confrontando sumariamente aquele homem e sua tolice. Sua vida estava para acabar e suas riquezas em nada lhe ajudariam. Tudo seria perdido. Jesus não deixa dúvidas sobre o que pretende com esse ensino: as prioridades de uma pessoa revelam sua fonte de satisfação e segurança. Quem tem a si mesmo e seus interesses como a prioridade máxima de sua vida – buscando prover-se e cercar-se incansavelmente de toda espécie de cuidados para que o desconforto não lhe sobrevenha – ainda não compreendeu o Evangelho ou reluta em aceitar o preço do discipulado.

Jesus não está interessado em ser uma das prioridades da nossa vida, mas o Senhor delas. Se Ele é o Senhor das nossas vidas, consequentemente deve ser o Senhor das nossas prioridades. Sua natureza divina não permite que Ele se contente com nada menos do que tudo isso.

Se almejamos paz, consolo, segurança e felicidade reais, já neste mundo, precisamos lutar para render o coração integralmente ao Senhorio de Cristo.

É muito fácil encontrar o tesouro de uma pessoa: está em seu coração. A pergunta que realmente importa, então, é: que tesouro tem sido guardado no seu?

 

LEIA TAMBÉM
Sl 19.2; 94.19; 139.23-24; 143.10; 1Tm 6.3-19; Tt 2.12

 

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Sua pauta de vida tem conflitado com a pauta do reino de Deus? Como? Quais resoluções você adotará para solucionar tais conflitos? 

  • Você crê que a vida que Jesus está propondo é possível? Algo te faz resistir a ela? O quê?

 

SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, vem em meu socorro e ajude-me a discernir meu coração e seus movimentos. Por favor, peço que tenhas misericórdia de mim, livrando-me, perdoando-me e purificando-me dos ídolos que, abrigados em meu coração, disputam por sua posse, levando-me para longe de Ti. Clamo pelos méritos de Cristo. Amém.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.