N.74 - OLHE QUEM ESTÁ CHEGANDO

N.74 - OLHE QUEM ESTÁ CHEGANDO
 

TEXTO BÍBLICO: Lucas 12.35-48


MEDITAÇÃO

“A doutrina da Segunda Vinda é profundamente incompatível com todo o caráter evolucionário ou desenvolvimentista do pensamento moderno. Fomos ensinados a pensar no mundo como algo que cresce lentamente em direção à perfeição, algo que “progride” ou “evolui”. A Apocalíptica Cristã não nos oferece essa esperança. Ele nem mesmo prediz ... uma decadência gradual. Ele prediz um súbito e violento fim imposto de fora: um extintor disparado contra uma vela...uma cortina descendo sobre a peça – ‘Parada!’ ...
O ensinamento do Senhor sobre o assunto consistia claramente em três proposições: (1) que ele certamente retornaria; (2) que não podemos descobrir quando; (3) e que, portanto, devemos estar sempre prontos para ele.”
C. S. LEWIS. A última noite no mundo.

 

UM DOS MAIORES EQUÍVOCOS dos cristãos é esperarem pela volta de Jesus vivendo o dia a dia distantes dEle, como se a vida no Reino de Deus, no presente, fosse uma impossibilidade prática ou, pior, uma prática desinteressante e maçante, dadas suas “exigências” trabalhosas. Willard alerta que grande parte dos cristãos ocidentais concebe o Evangelho como nada além de um chamado gracioso para ir para o céu¹, sem qualquer implicação para a vida presente.

Nesse meio tempo, aqui na terra, “enquanto os homens exercem seus podres poderes”², muitos cristãos avançam os sinais vermelhos e perdem os verdes, contribuindo com a intensificação da boçalidade humana. Esse danoso dualismo sagrado/secular do viver cristão tem sido caracterizado, sobretudo, pela presença ineficiente na esfera pública, seja pela pobreza do testemunho pessoal, seja pela insipiência do impacto das comunidades cristãs em seus contextos (que as exceções – elas existem, claro! – nos obsequiem com o seu perdão).

Ocorre que prontidão não é sinônimo de inoperância ou inação. Ao contrário: implica continuidade no servir balizada por foco, atenção, propósito e perspectiva corretos. Prontidão é compromisso, atenção, disposição, expressão de amor, consideração e reverência. Prontidão é esperar sem parar, não parar para esperar. A vida no Reino não é uma impossibilidade prática. E torna-se desinteressante na mesma proporção em que os interesses pessoais vão se distanciando do etos do Reino de Deus.

O cristão foi chamado para servir prontamente, amando a Deus sobre todas as coisas – que já ama e amará – e ao próximo como ama a si mesmo. É prudente, portanto, observar o alerta feito por Jesus, pois Ele garante que tanto a prontidão quanto a negligência dos servos receberão contrapartidas de Sua parte: “A vigilância no serviço do reino será recompensada com honra da parte do rei, cuja vinda será inesperada (12.35-40). O descuido com as oportunidades relativas ao reino será punido na vinda inesperada do rei (12.41-48).”³ 

Uma pergunta pode auxiliar o cristão na construção de sua prontidão para o Reino de Deus: Por que fazemos o que fazemos? O que nos move? Um reino terreno, com dias contados, ou um Reino Divino eterno, cujo Rei está voltando? A perspectiva correta muda tudo.

 

LEIA TAMBÉM
Mt 24.42 a 25.46; Ef 6.14; 1Ts 5.2-3, 6-7; Ap 3.3


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Quais são as diferenças e implicações entre esperar para ir para o Céu e aguardar prontamente a volta de Jesus?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Jesus, faz-me um vaso útil, ainda que pequeno. Espírito Santo faça-me transbordar nesse mundo, para que o Santo Nome de Deus Único seja conhecido e honrado. Amém.

 

¹WILLARD, Dallas. A Conspiração Divina.
²VELOSO, Caetano. Podres Poderes.
³PINTO, Carlos Osvaldo C. FDNT, 2008.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.