N.75 - POR QUE JESUS NÃO VEIO TRAZER PAZ À TERRA

N.75 - POR QUE JESUS NÃO VEIO TRAZER PAZ À TERRA
 

TEXTO BÍBLICO: Lucas 12.49-59


MEDITAÇÃO

“Eu batizo com água aqueles que se arrependem. Depois de mim, porém, virá alguém mais poderoso que eu, alguém muito superior, cujas sandálias não sou digno de desatar. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
JOÃO BATISTA

 “Eu vim para incendiar a terra, e gostaria que já estivesse em chamas!”
JESUS

“O Evangelho é ofensivo por natureza.”
RICARDO AGRESTE


“O QUÊ???!! Mas o que é que deu na cabeça desses pastores da CBMoema para escrever a reflexão da véspera de Natal abordando falta de paz, condenação, incêndios e hecatombes em geral?? Valha-me Deus!! Não basta o que passamos em 2020??! ‘Tá amarrado’!!”

Se é assim que você se sentiu ao iniciar a leitura dessa reflexão, peço licença para um breve esclarecimento: nossa intenção, como pastores, não é afligir você. Porém, em nosso compromisso com Deus de guiá-lo(a) à Verdade e na Verdade – sempre à Luz das Escrituras, claro – é inevitável termos que abordar temas desconfortáveis, em algum momento ou outro. Além disso, as reflexões vêm seguindo o fluxo do texto bíblico – no caso, o Evangelho de Lucas – o que faz com que a meditação de hoje, justamente sobre um texto tão dramático, seja uma... Jesuscidência.

Seguindo, cabe esclarecer também que Jesus não é um piromaníaco. Lembremos que Ele mesmo recriminou os ímpetos incendiários de seus discípulos, certa ocasião (cf. Lc 9.45). Além disso, sabemos que a Encarnação é Deus graciosamente ofertando-Se aos homens para fazer a paz (cf. Lc 2.14). Esclarecimentos feitos, o que significa, então, essa palavra dura do Senhor?

A resposta é realmente muito simples (o que não significa que seja agradável): Jesus está afirmando que o mundo jamais ficaria neutro ou indiferente sobre Ele, Sua Natureza, Seus propósitos, agenda e missão. A polaridade crença/descrença nEle atingiria todas as esferas dos relacionamentos humanos, evidenciando tanto Sua graça, de um lado, quanto a trágica disposição rebelde crescente da humanidade caída, do outro. Nenhum dos lados está isento das respectivas implicações do seu posicionamento.

Porém, o que realmente impressiona em Sua declaração é o desejo intenso de punir definitivamente o Mal e seus agentes. Apesar da aflição com o alto custo para Si, Jesus tem “sangue nos olhos” contra o Mal e seus efeitos sobre a Criação, pois cabe a Ele purificá-la, tarefa já iniciada na Cruz e que será completada após o encerramento de Seu Reino Messiânico. Jesus, sim, é inevitável. Daí Seu comando enérgico para que todos se arrependam, aceitando Sua oferta cristalina de justiça e paz.

Mas, infelizmente, como tão bem diagnosticou Chesterton, o problema do homem em rebelião contra Deus (lembremos que não há neutralidade nesse assunto) é não concordar com Seus requerimentos para fazer a Paz: “Se Deus desse um milhão de opções ao homem para chegar a Ele, o homem reclamaria de não haver um milhão de opções mais uma.” Em outras palavras, o ser humano em rebelião contra Deus, alienado dEle, não aceita o fato de que é pecador, precisa de Deus e do Seu perdão. Jesus garante que tal disposição maligna será exemplarmente punida.

A paz que Deus oferece é real e plenamente desfrutável. Hoje! Agora! Todo aquele que se rende a Cristo, em torno de Quem celebramos o Natal, já experimenta essa condição. Mas não é paz nos termos dos homens. É Paz nos termos de Deus.

 

LEIA TAMBÉM
Jo 14.27; 16.33; Fp 4.7; Cl 3.15


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Compare Lucas 12.49 com João 14.27. Existe alguma incompatibilidade entre as duas falas de Jesus? Justifique sua posição.


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Jesus, o Senhor nos prometeu um tipo de paz diferente daquela almejada e perseguida pelo mundo. Ajude-nos a apreciá-la como o bem maior que é: sinal de amizade e reconciliação conTigo. Obrigado por nos amar, encarnando, vivendo, morrendo, ressuscitando e prometendo regressar. Teu Glorioso Retorno é muito aguardado, Jesus, pois Tua Pessoa é muito querida. Venha logo, Senhor! Venha logo!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.