N.76 - É MELHOR SE ARREPENDER

N.76 - É MELHOR SE ARREPENDER
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 13.1-5


MEDITAÇÃO

"Deus é como a mesa onde repousam as armas utilizadas por aqueles que tentam por um fim à Sua existência.”
CORNELIUS VAN TIL

“O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas [ele mesmo] não vai.”
CHARLES DICKENS

“Jesus Cristo diz: ‘Você acha que quando as pessoas sofrem estão pagando por seus pecados? Não. Você acha que quando a torre caiu...? A propósito, em Manhattan, isso e? muito, muito relevante. E? um dos poucos lugares que eu conheço no mundo onde a ideia de alvenaria caindo sobre você e? muito, muito provável. Você esta? andando por uma rua e ... ZÁS!” 
TIMOTHY KELLER


POUCO TEMPO ANTES dos atentados de 11 de setembro, Timothy Keller pregou sobre Lucas 13.1 a 5 – o texto da reflexão de hoje – para sua congregação, em Nova York. O título da mensagem? A Queda da Torre. Com sua habitual maestria e simplicidade, abordou o tema de forma notória, ecoando o alerta de Jesus para as testemunhas das tragédias do século XXI. Foi profético. Não no que diz respeito ao atentado, mas como discernir o próprio coração quando se testemunha o sofrimento alheio.

Nessa passagem de Lucas, Jesus recrimina claramente a visão distorcida do ser humano sobre quais seriam as razões por trás da tragédia alheia. Naquela ocasião, o macabro assassinato de galileus, no Templo, a mando de Pilatos, e o dramático desmoronamento de uma torre, uma fortificação no entorno do reservatório de Siloé, em Jerusalém, ceifando a vida de dezenas de pessoas de forma sinistra, estavam sendo diagnosticados pela subcultura religiosa como a paga por uma vida de pecados.

Keller afirma, em sua impactante mensagem, que essa péssima atitude ainda se manifesta de duas formas realmente muito perigosas nos dias de hoje: 1) a moralista religiosa, que diagnostica o sofrimento e tragédia alheias como punição pelo pecado pessoal e, por implicação, credita a boa vida do indivíduo à sua boa conduta; 2) a cética ou irreligiosa, que tenta transferir a culpa das tragédias para Deus, acusando-O de impotência ou falta de bondade. A síntese de Keller sobre o problema é brilhante: “Essas são suas alternativas: culpar as pessoas sob a torre, ou culpar as pessoas sobre a torre.” Jesus afirma que ambas estão erradas. A primeira, porque tornará o indivíduo arrogante e presunçoso, a segunda porque o fará ser dominado pelo desânimo e falta de esperança.

Qual é a solução, então? Abordar a situação pelo ângulo proposto por Jesus: com Evangelho e arrependimento.

E o que é Evangelho? É Deus se revelando ao homem, em Cristo, para denunciar a alienação da humanidade em relação ao Criador, vivendo sob o manto da mentira – que inclui a ideia perversa de meritocracia humana pelo exercício religioso-ético-moral – conclamar ao arrependimento e convidar a confiar na justiça de Deus que Jesus fez na cruz, morrendo em nosso lugar.

E o que é arrependimento? É a compreensão e pesar diante do discernimento de que fazemos parte de uma raça rebelada contra O Criador, e que nada podemos fazer para consertar a situação por nós mesmos, além de admitir a culpa e clamar pelo Seu perdão e ministração da Sua justificação.

Nesse dia de Natal, onde presentes teoricamente são trocados por amor, não seria prudente engajar-se numa retrospectiva sobre as ações de Deus em sua direção? Fosse ELE retribuir, de fato, segundo suas disposições, ações e méritos, estaria você melhor do que está? Sua resposta medirá a temperatura do que é o Natal, de fato, em sua vida, e se, apesar de experimentar um ano difícil (trágico, para muitos), você pode seguir tendo esperança por ser um arrependido alcançado pela graça do Criador.

Que Deus aplaine seus caminhos, santificando seus pensamentos, motivações... e renovando nEle confiança, esperança, confiança e prazer.

Feliz Natal!

 

CANTE ORANDO

BEM MAIS QUE SONHAR (NAVEGAR)
Carlos Sider e Charles Melo

É para nós a conquista difícil demais
de uma vida tão linda que não se desfaz
capaz de dar luz ao sol
E que faça bem ao nosso coração
conserve a cor do céu azul, e mais...
viver na paz e nunca mais chorar
Sonhar...

Por mais se tente os dias já ficam pra trás
nos quais tal vida constava dos bons ideais
Sem mais, vai-se a cor do sol
Ao invés de sonhos, a melhor opção
é ter a paz de se encontrar em Deus
É ter bem mais, é ter por que cantar

Eu tenho vida em quem pode dar vida eterna
é bem mais que sonhar
Eu tenho vida em quem pode dar vida eterna
é muito mais que sonhar
Eu tenho vida em quem pode dar vida eterna
É por Jesus no barco e então navegar...


ESCUTE:

APPLE MUSIC: 
https://music.apple.com/br/album/bem-mais-que-sonhar/1032480601?i=1032481284&l=en

SPOTIFY:
https://open.spotify.com/track/6CZLLGfDDPNDjKJjK2HsG2?si=NKNzGo5GS4KSrqhi_5NcJQ

 

 APPLE MUSIC
 SPOTIFY
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.