N.70 - A VIDA SEM CANTOS ESCUROS

N.70 - A VIDA SEM CANTOS ESCUROS
 

Texto Bíblico: Lucas 11.33-36


Meditação

O trabalho de Jesus não foi oculto e obscuro. Ele brilha intensamente para que todos encontrem o caminho por meio de Sua luz.¹ Maravilhosa realidade, que pressupõe que alguns têm visto esse brilho, outros não, e desde seus dias como ser humano neste mundo houve ainda quem pensasse que a claridade não era forte o suficiente, e tivesse pedido para ver mais. A reação de Cristo foi continuar brilhando. Aliás, Ele se fez um de nós para ter sua luminosidade percebida, assim como uma lâmpada (talvez a ‘metáfora preferida dele’).²

Jesus prosseguiu dando respostas àqueles que pensavam que Seus milagres eram obra de Satanás, e assim também aos que queriam mais sinais, por vezes com hipocrisia. Com sabedoria o Mestre comparou o olho humano e sua capacidade de perceber a luz, como meio de iluminação espiritual. Ou seja, assim como um olho ruim torna uma pessoa cega, um coração ruim faz uma pessoa incapaz de enxergar espiritualmente. 

Afinal, só mesmo quem não vê pode atribuir os milagres de Jesus a Satanás, ignorando seu poder manifestado em tantos sinais. Spurgeon afirmou que ‘se você não vê Jesus, não é porque Ele tenha se escondido nas trevas, mas porque seus olhos estão cegos’.

Quando alguém vive na escuridão, há duas razões possíveis para isso. Pode não haver fonte de luz, ou a escuridão pode estar no interior.

Assim como uma lamparina, nos tempos de Jesus, deveria ser exposta em lugar estratégico para que todos pudessem se beneficiar de sua luz, também a palavra e obra de Deus devem ser mostradas. No entanto, quando Jesus apresentou Sua palavra e obras, as pessoas religiosas do seu tempo não as aceitaram.

Mas o que significa ser luz?

Alguns cristãos dizem que as velas são metáforas de nossas vidas – são consumidas quando prestam seu serviço de iluminar e aquecer. Ou seja, ser luz é servir. Ser luz, entretanto, significa, principalmente, ter clareza de entendimento sobre Deus, sobre a vida, sobre a verdade. Clareza que revela a santidade dEle e de seus propósitos para os seus filhos. A luz revela as qualidades da fonte da luz eterna, sua glória, sua confiabilidade, sua pureza, revelação, atividade poderosa e seu direito de exigir justiça. Refletir essa luz, portanto, quer dizer andar sob o alcance dela – desfrutar de comunhão com Deus, e justificados em Cristo. Ou também, ter uma vida sem cantos escuros.

Jesus e o Evangelho por Ele proclamado são as luzes que Deus oferece ao seu povo. Recusá-las é preferir as trevas na vida pessoal ou comunitária.³

 

Leia também: João 1.8; 12.36; Efésios 5.13; 1 João 1.5


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como nossos olhos têm percebido a luz de Cristo?

  • Como temos refletido a luz de Cristo para outros?


Sugestão de Oração

“Senhor Deus, fonte de toda a luz, ilumina nossas vidas com o Evangelho, de tal maneira que sejamos vistos com todo o brilho de Cristo! Oramos em nome, e no poder de Sua luz! Amém!”

¹Nolland
²Spurgeon
³Franklin

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.