N.72 - ENTRE CABELOS E PARDAIS

N.72 - ENTRE CABELOS E PARDAIS
 

TEXTO BÍBLICO: Lucas 12.1-12
 

MEDITAÇÃO

“Eu menti porque vocês não iriam mais
gostar de mim se soubessem que eu estava
trapaceando e não me apoiariam mais para
continuar vencendo. Eu amo vencer e vocês
amavam quando eu vencia...”
LANCE ARMSTRONG, ex-ciclista
profissional, entrevistado por OPRAH
WINFREY após a descoberta de que fazia
uso de doping bioquímico.

A HIPOCRISIA NÃO RESISTE ao teste do tempo. Lance Armstrong que o diga. Sua mentira em busca de aprovação foi punida com o banimento do esporte, a perda de todos os títulos conquistados a partir de 1998 – ano em que iniciou a prática de doping –incluídas as sete vitórias consecutivas no Tour de France (1999 a 2005), rompimento de patrocínios milionários, afastamento e posterior desligamento da ONG (Livestrong) que fundara para apoiar pessoas com câncer e, ironicamente, a concretização de seu maior medo: perda de admiração e credibilidade perante a opinião pública.

Mais dia, menos dia, a hipocrisia colapsa ante a verdade como um dique rompido pela força das águas. O que estava escondido vem à tona de forma brutal, nua e crua, revelando toda a fragilidade do construto. Armstrong foi derrotado, sobretudo, pelo temor de homens. Jesus, em diversas ocasiões, deixou claro que os fariseus e mestres da lei padeciam do mesmo problema. Toda aquela religiosidade, obediência a ritos, demonstração de piedade, apego a tradições, formalismos, zelo, cumprimentos e prescrições de regras e normas nada mais eram do que a grande fachada de um culto a si mesmos. O
reconhecimento dos homens era o alimento da alma dos fariseus e mestres da lei. Ai de quem se intrometesse nessa dieta...

Contudo, é exatamente isso o que Jesus faz, ao ponto de alertar severamente Seus discípulos que não se contaminassem com o seu “fermento”: Seus seguidores deveriam é preocupar-se com a opinião e o poder de Deus ao invés do poder e opinião dos homens. Preterir Aquele com poder sobre cabelos, pardais e o destino eterno para agradar homens, por temor de homens, seria (usando um eufemismo) prova de profunda insensatez.

A pergunta que surge ante a admoestação de Jesus é simples: de quem se deseja ouvir muito bem, ao final da vida? Quem, dentre todas as pessoas existentes, é aquela de quem a aprovação será essencial quando as luzes do palco da vida terrena se apagarem? “Puxa... mas que pergunta mais desnecessária e deselegante em tempos como os nossos!”, alguém poderia contrapor contrariado.

Mas não é. Não é deselegante, tampouco desnecessária. É pergunta essencial, ainda que retórica, cuja resposta, já conhecida, é libertadora: queremos ouvir muito bem dAquele que cuida meticulosamente de toda a Sua Criação, sabe exatamente quantos são os fios de cabelo na cabeça de cada um (ainda que sejam poucos), cuida de pardais e garante vida (ou morte) para além da vida.
 

LEIA TAMBÉM
1Co 4.5; 5.6-8; Tg 4.12; 1Pe 3.14, 22; 2Pe 2.1; Ap 14.7
 

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Como o temor de homens manifesta-se em sua vida e quais são os passos para vencê-lo?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, vem em meu socorro e ajude-me a interessar-me e importar-me mais com o que Te importas. Que Teu Espírito Santo erradique o temor de homens em meu coração ao mesmo tempo que o nutre com santa reverência por Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.