N.78 - COISAS QUE ALEGRAM

N.78 - COISAS QUE ALEGRAM
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 13.10-17


MEDITAÇÃO
Há pessoas que parecem viver apenas para fiscalizar a alegria e destruir as esperanças dos outros. E o que é pior, agindo em nome de Deus muitas vezes. 

Ninguém lidou com esse tipo de gente como Jesus. Ele não apenas chamou a nação de Israel ao arrependimento, mas mostrou que a mudança era possível, graças ao Seu poder.

Ele não somente apelava ao povo para que cresse, mas demostrava sua capacidade para restaurar todas as coisas.

Quando Jesus chamou as multidões de ‘hipócritas’ não havia raiva nisso, mas tristeza por saber que se recusavam a tomar como verdade tudo que era claramente evidenciado como expressão do Reino de Deus.

Não podemos nos considerar muito diferentes de todas as pessoas que ‘fiscalizaram’ Jesus. Assim como elas temos nossas convicções, nem sempre lógicas, nem sempre baseadas na Palavra, e invariavelmente sem a devida fé.

No fim das contas queremos mesmo é impor nossas razões e por elas determinar o que pode ou não pode ser feito. 

As autoridades religiosas daquela época nunca conseguiram compreender as verdades e motivações que acompanhavam o ensino e as manifestações maravilhosas do Filho de Deus. Elas escravizavam o povo com uma enorme quantidade de entendimentos sobre a lei mosaica, entendendo que agiam no mais estrito cumprimento do dever religioso, mas não aceitavam que Jesus promovesse cura e libertação, cumprindo Sua missão divina.

Certo sábado, enquanto ensinava em uma sinagoga, apareceu uma mulher enferma por causa de um espírito impuro. Andava encurvada havia dezoito anos e não conseguia se endireitar¹. Tão logo se deu conta da presença da mulher Jesus a chamou para perto, sensibilizado com sua condição. O sofrimento que se prolongava por dezoito anos não era maior do que a cura oferecida e realizada em uma única palavra.

Os ‘fiscais da alegria’ da sinagoga não demoraram para manifestar sua indignação, afinal de contas, o milagre havia sido operado no sábado. A observância do preceito da lei foi colocada em nível mais elevado do que o alívio do sofrimento humano.

Mais uma vez Jesus não foi compreendido. Ele então argumentou recolocando tudo no seu lugar de importância (inclusive a mulher como ser digno diante de Deus, já que os judeus as consideravam menos importantes que os homens. Jesus a chamou de ‘filha de Abraão’, um título de exaltação, que talvez tenha sido negado a ela).

Há coisas que alegram por serem simples expressão de prazer ou beleza, mas há outras que dão alegria por revelar o poder de Cristo. E contra estas não podemos contrapor nada. Todos queremos fazer as coisas do jeito certo, mas precisamos lembrar que o jeito certo é, antes de tudo, promover a glória de Deus.


LEIA
Êxodo 34.10; Mateus 11.28; 12.9-13; João 5.16; Atos 3.8-9; 23.47


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • O que nos causa alegria também alegra o coração de Deus?

  • Em que situações temos dificuldade para entender as prioridades de Deus?

  • Por quais critérios podemos discernir o que promove a glória de Deus?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO 
Senhor Deus, perdoa-nos quando nossas razões querem suplantar a manifestação do Teu poder, da Tua Palavra, da fé em Cristo, e da ação do Espírito. E ajuda-nos a entendermos claramente o que alegra o Teu coração. Em nome de Jesus oramos! Amém!


¹Lucas 13.10-11

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.