N.82 - BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR

N.82 - BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR
 

 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 13.31-35

 

MEDITAÇÃO

Na era da desinformação, notícias ruins nos atingem todos os dias, e quanto mais trágicas mais parecem apontar para o pior. O último dia do ano tem horizontes de esperança e incerteza, delineados por uma estranha sensação de que há algo muito errado.

O contexto é bastante parecido ao dos dias que antecederam a morte de Jesus, no qual questões políticas, religiosas e sociais compunham um ambiente de muitas tensões. Especialmente porque Ele havia feito predições que causaram enorme apreensão. E por isso estava preocupado com as atitudes dos Seus discípulos, inquietos quanto à destruição da cidade, do templo, do estado judeu, do sinal da vinda do Cristo, e por que não, do fim do mundo.

Depois de afirmar que nem todos os judeus entrariam no Reino de Deus, a hostilidade contra a Jesus aumentou sobremaneira. Matreiramente talvez, alguns fariseus disseram a Ele que não fosse para Jerusalém, porque Herodes Antipas, um dos mais malvados governantes de todos os tempos, queria matá-lo. Exagerado ou não, havia o receio de um destino semelhante ao de João Batista.

Sem qualquer medo, Jesus respondeu aos que lhe abordaram que não fugiria, e que continuaria a expulsar demônios e curar, caminhando na luz, ao contrário das raposas que caçam no escuro. Ele via Jerusalém como seu ponto de chegada, o marco geográfico da plenitude dos tempos, o cumprimento de profecias, e se colocou na condição de tantos profetas que foram mortos ali. Diante da grande cidade proferiu um monólogo, na verdade um lamento, cheio de consternação e misericórdia, que lembra Jeremias, falando sobre a destruição de Jerusalém pelos babilônios. A cidade caminhava para um destino semelhante após rejeitar Jesus, e com o coração partido Ele a reprovou.

Tudo que queria era proteger, nutrir e cuidar de Seu povo, assim como a mãe pássaro protege os filhotes (figura usada no Antigo Testamento para ilustrar o ‘coração materno de Deus’¹), num evidente contraponto com a águia que simbolizava o império romano, que tanta destruição causou.

Não importa quão incerto seja o futuro, Jesus quer nos dar segurança, quer nos fazer felizes, quer nos tornar parte de uma comunidade abençoada, quer que cresçamos no conhecimento do Seu amor. Sua determinação em cumprir a vontade de Deus, a despeito de riscos e custos, é a maior motivação que podemos ter para iniciar mais um ciclo de trezentos e sessenta e cinco dias com perseverança e disposição para reconhecer que Cristo é bendito porque veio em nome de Deus.

 

LEIA TAMBÉM
Salmos 118.26; Jeremias 12.7; 26.20-23; Mateus 23.39; Atos 7.52


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Quais são os receios que temos quanto a novos ciclos?

  • Que motivação podemos encontrar no comportamento de Jesus diante de tantas incertezas, chegando a Jerusalém para morrer?

  • Lembrar do que Jesus já fez e quer fazer por nós é suficiente para acalmar nossos corações e nos dar esperança?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor Jesus, somos gratos por saber que nossas fraquezas e humanidade foram experimentadas e vencidas em Tua encarnação. Que a tua disposição para enfrentar toda a incerteza que antecedeu Tua morte seja nossa maior motivação para iniciar novas etapas. Obrigado por ter vindo em nome de Deus! Amém!


¹Campbell Morgan

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.