N.37 - PRELÚDIOS DE ALEGRIA E TRISTEZA

N.37 - PRELÚDIOS DE ALEGRIA E TRISTEZA
 

Texto Bíblico: João 12.12-19

Meditação

O extraordinário milagre da ressureição de Lázaro continua repercutindo em Jerusalém e em sues arredores, não apenas isso, mas essa páscoa era bem diferente de outras, pois dessa vez muitos repercutem e exaltam o Rei de Israel. O texto de hoje mostra Jesus como Rei. Porém essa exaltação é fruto de uma confusão de expectativa sobre esse rei. Nem mesmo os discípulos compreendem o significado de tudo o que estava acontecendo.

O texto nos mostra como temos dificuldade de compreender e discernir os feitos de Deus. O que nos aponta para a necessidade da graça para termos a compreensão do Senhor e dos teus feitos.

O povo em grande festa recebe Cristo com ramos de palmeiras e proclamam o Rei de Israel. Grande parte desse povo tem uma compreensão apenas material desse rei, apenas o libertador político de Israel. Mais uma vez nos deparamos com a dificuldade de compreender o agir de Deus e discernir a pessoa de Deus. No caso presente o interesse político e material os levaram a esse erro.

Jesus não estava ali para destruir o império romano, o império romano era um pequeno problema perto da libertação que Jesus causaria. Há um inimigo maior do que esse, o nosso pecado é o mal dos males é ele quem traz os problemas mais sérios para a nossa história, o pecado é a rebelião contra Deus e esse é o problema que Cristo veio resolver.

Hoje assim como naquele tempo, muitos buscam Cristo apenas para resolver seus problemas financeiros, físicos ou familiares, isso pois pensam que esse é o seu real problema. Isso novamente nos leva a pensar sobre como nós vemos Cristo.

João esclarece que que Cristo está cumprindo a profecia do Antigo Testamento. Cristo é o Rei da paz e restaurador das nossas almas, aquele que nos ensina sobre a nova vida que temos nele. Ele nos reconcilia com Deus, nos justifica de nossos pecados, nele temos a paz. Porém por vezes não temos o discernimento correto do que ele tem feito e de que ele é para nós.

Não busque a Cristo apenas porque outros fizeram o mesmo, não o siga porque pessoas ao seu redor fazem o mesmo, estude a Bíblia e proclame Cristo como Rei pelo motivo correto. Faça isso com uma fé sincera e uma busca por coerente por Ele.

Leia também
João 3.3; Romanos 10.1-3; João 8.32; 2Co 4.3-6; Ap 3.14-18.


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como nossa compreensão de Deus por vezes por estar equivocada?
  • Qual o risco corremos quando deixamos de buscar Deus nas escrituras?


Sugestão de Oração
Pai, nos perdoe pelas vezes que não compreendermos os teus feitos e agir. Nos ensine a ter uma fé não fingida. Sensibilidade diante do Senhor, integridade e discernimento diante do Senhor.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.