N.104 - JULGAMENTO DOS ADMINISTRADORES

N.104 - JULGAMENTO DOS ADMINISTRADORES
 

 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 19.12-27

 

MEDITAÇÃO

O texto traz uma grande lição sobre boa mordomia. Talvez você não tenha filhos ou não seja casado, mas com certeza em algum momento já se viu diante do desafio de fazer com que trabalho, igreja e família convivessem de forma harmoniosa. Geralmente colocamos essas responsabilidades em oposição umas contra as outras, o que leva a um sentimento de infinita tensão e não de paz harmoniosa dada por Cristo.

Um dos maus que nos assolam é a grande inversão de valores que nossa sociedade e igreja vivem. Gastamos tempo com coisas supérfluas e deixarmos de investir tempo nos grandes privilégios que temos como crentes em Cristo Jesus.

Talvez você olhe para suas prioridades e já tenha se convencido de que, para ser “fiel a Deus”, terá que falhar em pelo menos uma das suas prioridades da vida. Espero que esse ponto te ajude a ver que todas essas obrigações foram dadas por Deus. Assim podemos estar certos de que Ele quer que sejamos fiéis e lidemos com responsabilidades em cada área frutífera que o Senhor nos apresenta.

Deus instituiu trabalho, família e igreja, portanto, todas devem servir a Ele. Veremos como todas servem para o mesmo propósito e são intensificadas em unidade. Assim, quando enfrentamos problemas com essas três áreas devemos nos perguntar: Onde temos errado? e, por que existe tal conflito? Arrisco responder que estão associadas à má mordomia e não a simples problemas de agenda.

Para ter uma noção exata do que quero passar a vocês, uso o livro “O Evangelho no Trabalho” como resposta à pergunta acima: “A vida na igreja, a vida em família e a vida no trabalho se enquadram no ‘tudo quanto fizerdes’ – essas responsabilidades ‘secundárias’ que temos como seres humanos e cristãos. Elas são as arenas nas quais vivemos o nosso chamado primordial de seguir Jesus e render honras e glórias a Ele.” Esse é o bom propósito que devemos seguir em todos os lugares que passarmos e oportunidades que tivermos.

Deus nos concedeu diversas obrigações na vida, Ele deseja que não vivamos de forma displicente nem sejamos idólatras. Ele deseja que entendamos e busquemos a fidelidade, gerando mais frutos quanto pudermos, em cada uma das áreas citadas.

A má mordomia do dinheiro tem feito com que muitos casais vivam a desarmonia no lar. Assim como em todas as áreas da nossa vida, carecemos de sabedoria e prudência com relação a tentação que sofremos da mídia que sempre nos pede mais um pouco.

Para uma família cristã que busca glorificar a Cristo em tudo o que faz, o sucesso, o lucro e o reconhecimento, nada mais são do que os muitos resultados importantes que buscamos naquele que nos chamou para vivermos de forma harmoniosa.¹

 

LEIA TAMBÉM
1.Pe 4.10; 1Co 4.1-2; Rm 12.6; 1Tm 4.14


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Como você tem usado aquilo que o Senhor tem colocado diante da sua vida?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, nos ensine a sermos bons mordomos daquilo que tens colocado diante de nós. Não nos deixe lidarmos com a vida como se o propósito último fosse a nossa glória pessoal. Nos ajude a administrar bem todos os tipos de recursos que temos e sempre nos lembre que somos apenas administradores. Nos perdoe pelas vezes que administramos mal aquilo que o Senhor tem colocado diante de nós.

 

¹KELLER & LEARY, TIMOTHY & KATHERINE. Op. Cit. – 2014. p. 158

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.