N.105 - UM REI DIFERENTE

N.105 - UM REI DIFERENTE
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 19.28-40
 

MEDITAÇÃO

Um dos textos mais célebres de toda a Bíblia, Cristo montado em um burrinho é celebrado em Jerusalém. Nesse relato parece que a história de Cristo não terminará na cruz. O mesmo povo que aplaude-o será o povo que pedirá a sua morte, mostrando o quanto o coração homem é oscilante diante de Deus.

Instantes antes ele envia os seus discípulos, quase como quem sabe que o mais importante é a missão que tem deixado. Essa mesma missão, de apresentar Cristo, continua. Devemos apresentar o evangelho como quem apresenta um convite à fé verdadeira e libertadora. “Não é algo cuja verdade possa ser demonstrada pela referência à experiência humana em geral. Antes, é o que, pela sua aceitação, toda experiência humana pode ser corretamente entendida.”

Apresentamos a verdade como porta-vozes de Cristo, com isso vamos “em nome de Jesus”. Assim, proclamamos com ousadia e intrepidez, como aqueles que falam da única verdade no meio de tantas possibilidades. E quando assim apresentarmos, precisamos estar cientes que muitas vezes o evangelho ofende esta sociedade. Lesslie escreve a respeito da postura que a igreja deve ter: “Enquanto a igreja estiver satisfeita em oferecer suas crenças com a mesma modéstia como simplesmente uma das muitas marcas disponíveis no supermercado ideológico, não haverá ofensa. Porém, a afirmação de que a verdade revelada no evangelho deveria reger a vida pública é ofensiva.”

Lesslie lida com as bases do pensamento pluralista e nos deixa o seguinte encorajamento: “Numa sociedade pluralista como a nossa, qualquer afirmação confiante de crença absoluta, qualquer afirmação de anunciar a verdade sobre Deus e seu propósito para o mundo está sujeita a ser rejeitada como ignorante, arrogante, dogmática. Não temos motivo algum para ter medo dessa acusação. Ela mesma se baseia em suposições sujeitas a críticas radicais, mas que não são criticadas porque fazem parte da estrutura de plausibilidade predominante.”

Com isso, não podemos temer a presença da verdade, nenhum pensamento é possível sem crença. Crer que não existe verdade absoluta já é crer em uma verdade “absoluta”. Vemos em escolas e cursos superiores a presença de verdades que não podem ser questionadas (ex: gravidade). Como cristãos, quando afirmamos que Cristo é o único caminho, não estamos falando que sabemos tudo, estamos afirmando que conhecemos o caminho verdadeiro e convidando outros a também caminharem conosco.

Seja em Jerusalém, Antioquia, ou nos confins da terra, a expansão da igreja foi fortemente acompanhada por sua ação da sociedade que a acompanhava. Essas três comunidades tinham origens e necessidades diferentes. Seja pelas cidades onde se localizavam, ou pela influência social e cultural, cada igreja tinha seu modelo de valor diferente. O que exigiu que essas igrejas tivessem Cristo como o centro, porém atuassem de forma diferente nos diferentes contextos.

 

LEIA TAMBÉM
1.Pe 4.10; 1Co 4.1-2; Rm 12.6; 1Tm 4.14


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Como tem sido a sua constância diante de Deus?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, somos gratos por fazermos parte da sua missão e nos envolvermos com o que fazes no mundo. Nos perdoe por termos um coração oscilante que por vezes se distancia de ti. Nos ensine a te buscar com sinceridade e caminhar contigo de forma íntima e sincera, cumprindo a parte que nos cabe na missão de Deus.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.