N.103 - PEQUENOS E GRANDES

N.103 - PEQUENOS E GRANDES
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 19.1-10
 

MEDITAÇÃO

Jesus novamente enfatiza que ser pequeno ou grande está pouco relacionado ao tamanho físico ou condição financeira. Ser pequeno ou ser grande está ligado à vontade e disposição de fazer a vontade de Deus.

Zaqueu era um homem pequeno em estatura, mas grande aos olhos da sociedade. Porém, o mais importante, ou o que realmente marca a história desse homem, é a sua vontade em servir e se submeter à vontade de Deus.

No nosso tempo, é comum medirmos as pessoas conforme a sua posição social ou nível de conhecimento. Entretanto, em Cristo a medida é diferente. O próprio Paulo demonstra que o seu antigo conhecimento ou posição social já não valiam nada diante da nova realidade em Cristo.

E essa lição também é vista no sacrifício de Cristo. Mesmo carregando o peso do pecado e se fazendo pecado em nosso lugar, Cristo não pecou e isso afirma o conceito de Cristo como o nosso sumo sacerdote: “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o filho de Deus, apeguemo-nos com toda firmeza a fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém sem pecado.” Hb 4.14-15.

Porém, nosso Deus restaurou a separação que existe entre o homem e Ele, isso para aqueles que compreenderam e aceitaram a obra redentora de Cristo. O sacrifício de Cristo produziu a restauração que o homem precisava. E por isso, hoje podemos, em Cristo, viver em paz com Deus. E isso é algo lindo, eu pecador, totalmente corrompido, através de Cristo tenho o relacionamento restaurado com Deus. Essa ideia também é enfatizada em Isaías 53: “o castigo que nos trouxe a paz”, v.5. “Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos e levará a iniquidade deles”, v.11.

Independente da dor, sofrimento da alma ou da separação de Deus pai, Cristo ficará satisfeito por ver o seu sacrifício sendo uma oferta definitiva pelo pecado e levando muitos (nós) à justificação diante dEle. E para que toda essa linda história acontecesse, era necessário a separação entre Deus pai e o pecado que Cristo carregou na Cruz. Que essa compreensão te leve a uma vida mais santificada que busca diariamente uma separação do pecado e a uma valorização do que Cristo fez por nós. “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro, sem mancha e sem defeito,” 1 Pedro 1.18-19.

 

LEIA TAMBÉM
Lc 19.10; Rm 10.9; Ef 2.8-9; Jo 5.24; 1Tm 1.15; Hb 7.25.


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Qual a tua disposição em abrir mão de seus direitos e se “humilhar” em prol do evangelho?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, nos ensine a sermos mais parecidos com Cristo e a termos um coração disposto a te obedecer. Somos gratos pelas lições da tua palavra e pelo sacrifício de Cristo. Nos perdoe pelas vezes que reivindicamos os nossos direitos e nos enchemos de nós mesmos.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.