N.116 - A VIDA QUE A GENTE QUER APRENDER

N.116 - A VIDA QUE A GENTE QUER APRENDER
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 21.37-38
 

MEDITAÇÃO

Na verdade, o Senhor não demora em cumprir sua promessa, como pensam alguns. Pelo contrário, ele é paciente por causa de vocês. Não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam.
1PEDRO 3.9


A SEMANA DA PAIXÃO DE CRISTO bem poderia ser chamada de A Grande Esquizofrenia em Jerusalém.

Jesus vive sua última semana antes da Cruz. Ele havia sido ovacionado pelos habitantes de Jerusalém e peregrinos vindos para a Páscoa sob clamores e bendições - “Salve-nos agora (hosana), ó bendito, Tu que vens em nome do Senhor!”. O clima em torno de Jesus era eletrizante, naquela Páscoa, mas uma semana depois, Ele seria condenado à morte, com a voz do povo autenticando a manobra sinistra da liderança religiosa da nação...

Apesar disso tudo (e de saber de antemão de tudo o que enfrentaria), Ele investiu seus últimos dias e horas em duas atividades: oração e ensino. Não houve recuo. Não houve encolhimento. Houve amor. Muito. Do tipo que lança fora o medo. E em doses incalculáveis.

Diariamente, de maneira fiel e diligente, o Senhor compareceu ao Templo para alimentar amorosamente almas de uma multidão que se maravilhava com a verdade do Seu ensino, mas que dali poucos dias seguiria o comportamento de manada, cheia de frustração irracional, injustamente escandalizada pedindo sua cabeça para Pilatos.

Ouviram-nO e maravilharam-se com Ele. Mas não O escutaram...

Esse erro grave só começaria a ser compreendido por alguns, seguido de arrependimento, perdão e salvação, quando da pregação de Pedro e demais apóstolos, registrada por Lucas em Atos 2. Que amor irrefreável é esse?!!

Pare e permita que essa verdade lance nova luz sobre suas inquietações atuais: Emanuel¹ investiu seus últimos dias de vida doando-se ativamente como intercessor e pastor da alma de pessoas que se voltariam contra ele, dali pouco tempo. Ou seja, manteve-se corajosamente obediente aos propósitos de Deus para Ele até o fim. Por amor...

Pare e permita que o exemplo dramático das pessoas que O ouviram, mas não O escutaram, naquela ocasião, ajuste sua perspectiva sobre as “razões” que te levam a se escandalizar com o Senhor, abalando sua comunhão com Ele, em dias difíceis, ou vendo-O "descartável" quando sua vida vai de vento em popa. Então, permita que a perspectiva dEle ajuste a sua ”perspectiva”...

A vida que a gente quer aprender a viver é marcada por essa cumplicidade com a coragem do Filho, a intercessão de Cristo, o ensino de Jesus, o amor de Emanuel. Qualquer coisa menor que isso é escutar maravilhado sem ouvir.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

 

LEIA TAMBÉM
Is 62.1; Lc 13.34; Hb 11


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • A determinação amorosa de Jesus constrange você? Como? O que você se propõe a fazer a partir da sua resposta?

  • O que te leva a “escandalizar-se” ou “frustrar-se” com Deus? Quanto disso é fruto de uma perspectiva que precisa de correção (precedida de arrependimento, confissão e perdão)?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor Jesus,
Louvo-Te por Tua coragem obediente,
Por Tua intercessão incessante,
Por Teu ensino inerrante e infalível,
Pela Tua presença real e confortadora.
Tu és admirável,
Tu és tremendo!

 

¹Emanuel: Deus conosco. Cf. Isaías 7.14 e Mateus 1.23.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.