N.119 - PRONTOS PARA VIVER OU PARA MORRER

N.119 - PRONTOS PARA VIVER OU PARA MORRER
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 22.31-38
 

MEDITAÇÃO

...ai, amado meu
Como a peneira escolhe o grão
Assim o mal te escolheu 
E o inimigo cobiçou teu coração
Mas orei por ti
Roguei ao Pai
Intercedi
Em teu favor
Pra que tua fé não fosse em vão
Valesse em tempo de aflição
E suportasse a provação
Roguei por ti
Roguei por ti
Roguei por ti
GUILHERME KERR
Diálogo • ERAM DOZE


ALGUÉM JÁ SUGERIU que Satanás nunca esteve tão ativo em sua rebelião contra Deus, quanto no período da Paixão de Cristo. Difícil saber. Afinal, ele não desistirá de tentar destruir a humanidade até que Jesus o puna definitivamente, no Julgamento Final.

Apesar disso, a intensificação da atividade satânica naquele momento era inegável: primeiro seduzira, usara e colocara Judas fora de circulação; agora, mirava com fúria e voracidade – semelhante ao que fizera a Jó – outras presas do pequeno rebanho. A presunção jogava a favor: as presas achavam-se mais corajosas, valentes, capazes e inteligentes do que realmente eram.

“Ah... Judas foi um antepasto insosso, mas os discípulos darão excelente prato principal... hehehe...” – poderia ter pensado Satanás. Pedro, aliás, era refeição cobiçadíssima. Todos seriam inutilizados, devorados de dentro para fora, vendo sua confiança e esperança se esvair por conta da decepção consigo mesmos. Seria uma catarse! Um festim diabólico! Só que não...

Claro, a pretensão ingênua dos discípulos não ajudava: duas espadas para subverter Roma?? Que ideia! Jesus, evidentemente, referia-se às mudanças difíceis e inevitáveis que se seguiriam na vida dos discípulos, não sobre levantes sangrentos (tanto que, na única vez em que Pedro sacou da espada, foi prontamente repreendido pelo Senhor). A morte de Jesus, marcada por traição, abandono e violência, seria seguida de oposição e perseguição a qualquer um que ousasse se identificar publicamente com Ele. Mas os discípulos estavam confiantes que tirariam a provação de letra, mesmo alertados por Jesus. 

Porém, enquanto Satanás salivava, Jesus rogava. Rogava pela preservação da fé e esperança dos discípulos, quando se dessem conta da verdade sobre eles mesmos. Orava para que discernissem a fonte da decepção com seu fracasso: autossuficiência. Clamava para que não fossem engolidos pela dor, tristeza e desesperança, até que a restauração graciosa de Deus os encontrasse e abraçasse, nos dias que se seguiriam. Não estavam prontos. Mas, no lugar deles, alguém estaria?

A real prontidão para viver ou morrer por algo implica discernimento, convicção e concordância inabalável com a realidade objetiva desse algo, ao ponto disso valer tanto a nossa vida, quanto a nossa morte. Tal disposição não é produzida e sustentada por discursos inflamados ou boas intenções. Nos crentes é gerada pelo Espírito Santo de Deus, a partir dos enfrentamentos de dificuldades, onde nossas limitações e fraquezas são confrontadas com a graça, grandeza e supremacia de Deus. É nesse encontro do fraco com sua fraqueza, perante o Senhor, de modo um tanto cru, muitas vezes, que reside a possibilidade de verdadeiros e significativos recomeços.

A prontidão para viver e morrer nasce dessa convicção gerada pelo Espírito, de que a vida com Deus é absolutamente mais valiosa do que qualquer vida sem Ele. Satanás sempre verá oportunidades nesse processo. Cabe a nós resisti-lo. Como?

  1. Esteja sempre atento e não ceda à tentação de confiar demais em você mesmo

  2. Nutra seu coração com essa verdade sobre Jesus em relação a você: ?“Visto, portanto, que temos um grande Sumo Sacerdote que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos firmemente àquilo em que cremos. Nosso Sumo Sacerdote entende nossas fraquezas, pois enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou. Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono ?da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso.”

 

LEIA TAMBÉM
Rm 8.35; Ef 2.20; Fp 1.20b-21


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Leia os textos acima. Qual deles te encoraja mais e qual deles te desafia mais? Por quê?

  • O que te inspira a viver? Há algo pelo que você se disporia a oferecer a vida?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Deus Bendito, exaltado é Teu Nome!
Pai, ajuda-me a discernir minhas verdadeiras disposições em relação ao Senhor e Teus caminhos. Havendo pecados, perdoa e ministra graça e misericórdia. Ajude-me a discerni-los, confessá-los e tratá-los biblicamente. Havendo conflito, faz prevalecer a verdade e a paz. Havendo medo, faz prevalecer Teu amor. Que meu viver e meu morrer Te honrem. Em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.